[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Março bate recorde de calor no mundo pelo 10º mês consecutivo

Março bate recorde de calor no mundo pelo 10º mês consecutivo

15 de abril de 2024

 

A terra adicionou outro mês quente ao ano até agora, com março a ser considerado o mais quente já registado no Globo.

O mês passado também deu continuidade à série de recordes mundiais de meses quentes de 10 consecutivos. De acordo com dados do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo com uma temperatura média de 14.14°C, 0.73 °C acima do valor médio 1991-2020. Estima-se que o mês tenha sido cerca de 1.68°C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900.

Olhando para os continentes, a África e a América do Sul tiveram o seu março mais quente já registado, enquanto a Europa viu o segundo março mais quente. Em contraste, partes do oeste da América do Norte, Ásia Central e Austrália Ocidental foram mais frias do que a média no mês passado.

De acordo com a previsão anual global de temperatura dos Centros Nacionais de Informação Ambiental (NCEI) da NOAA, há uma chance de 55% de que 2024 seja o ano mais quente já registado e uma chance de 99% de que seja classificado entre os cinco primeiros mais quentes.

Outros eventos climáticos notáveis

Em Portugal durante o mês destaca-se de acordo com o IPMA por um lado os valores baixos de temperatura no inicio do mês (1 a 9) e no final do mês (25 a 31) e, por outro lado, o período quente entre 15 e 24 de março com ocorrência de uma onda de calor nalguns locais do interior norte e Centro do território nacional. Em relação à precipitação, registou-se um total de 177.8 mm, quase 3 vezes o valor médio 1981-2010, sendo o 16º março mais chuvoso desde 1931 e o 4º desde 2000. Durante o mês registou-se precipitação intensa, por vezes forte, nos períodos de 1 a 3 na região Norte e litoral Centro e nos dias 7 e 8 e 26 a 30 em todo o território.

O Brasil foi marcado por chuvas fortes que causaram alagamentos, deslizamentos na regiões Centro-Oeste e Sudeste do país e mataram pelo menos duas dúzias de pessoas. O mês também foi marcado por calor, típico do verão e influência do El Niño.

No globo a cobertura global de gelo marinho foi baixa: globalmente, a cobertura de gelo marinho polar foi classificada como a oitava menor extensão (cobertura) já registada. A extensão do gelo do mar Ártico foi ligeiramente abaixo da média (em 155.600 quilómetros quadrados), enquanto a extensão do gelo do mar Antártico foi significativamente abaixo da média (em 906.496 quilómetros quadrados), classificando-se como a quinta menor cobertura já registada.

A atividade tropical estava abaixo da média: quatro tempestades nomeadas ocorreram em todo o mundo em março, ficando abaixo da média de 1991-2020 de seis. A única grande tempestade foi o ciclone tropical severo Neville, que trouxe altas ondas para a costa noroeste da Austrália. Houve duas outras tempestades no sul do Oceano Índico que impactaram a África, a tempestade Filipo trouxe ventos fortes e chuvas torrenciais para Moçambique; e a tempestade Gamane trouxe ventos e chuvas fortes para Madagascar.

 
 
 

 


Publicado

em

por

Tags: