Confira webinars gratuitos para capacitação de professores no mês de setembro

Eventos on-line organizados pela Disal reforçam temas como empatia, uso de tecnologia e materiais diferenciados no ensino de idiomas

Com a chegada da pandemia em 2019, foi possível perceber a importância de uma atualização contínua de materiais e métodos de ensino. Os professores, por exemplo, passaram a renovar a comunicação para deixar os alunos 100% focados, interessados e participativos a distância. No penúltimo Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), divulgado em 2012, foi avaliado que o Brasil conta com 2 milhões de professores com necessidade de capacitação, esses profissionais orientam uma base de 45 milhões de alunos.

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Ayrton Senna, em 2014, com três mil educadores entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos, apontou que um aluno pode aprender de 47% a 70% a mais se orientados por professores que realizam capacitações. Neste cenário, a Disal separou uma programação especial para o mês de setembro onde, os profissionais de ensino poderão aprender novas técnicas para a prática em sala de aula.

Os temas vão desde os diferentes caminhos que os profissionais de ELT podem seguir para o desenvolvimento profissional, até como a compreensão de diferentes culturas ajuda no desempenho dos alunos.

Confira:

Cross-cultural awareness and understanding: Culture around the World

Data: 15/09 às 16h

Abordagem: Compreender outras pessoas e culturas ajuda os alunos a se tornarem mais respeitosos ao viver em um ambiente multicultural. Aprender sobre as diferenças e ser tolerante incentiva os alunos no desenvolvimento de uma compreensão intercultural. O webinar discutirá como a seção Around the World pode promover o pensamento crítico e a consciência cultural.

Palestrante: Verônica Teodorov foi professora de inglês por quase 12 anos antes de iniciar sua carreira editorial. Desde 2002, ela edita e desenvolve materiais de Ensino da Língua Inglesa (ELT) para os mercados público e privado no Brasil.

Inscriçãohttps://cutt.ly/kWHfDBU

Digital technologies and translation

Data: 17/09 às 16h

Abordagem: Por ser uma área em constante crescimento, a tradução tem atraído muitas pessoas interessadas em aprender esse ofício. Com os avanços tecnológicos, os diálogos entre tradução e tecnologia têm sido cada vez mais intensos e produtivos. Entender, portanto, a relação entre esses dois mundos é essencial para aqueles que desejam explorar o universo fascinante de línguas, culturas e tecnologias.

Palestrante: Luciano A. Bezerra é graduado em Letras (português/inglês) pela Unesp e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP, com pesquisa na área da tradução literária. Leciona, atualmente, nos cursos de Licenciatura em Letras e no Bacharelado em Tradução da Faculdade Cultura Inglesa.

Inscriçãohttps://cutt.ly/PWQlA5T

Teenagers: Why not step into their shoes

Data: 22/09 às 16h

Aborgadem: Neste webinar, vamos investigar o momento de desenvolvimento dos adolescentes na vida e como isso afeta a prática em sala de aula. Também discutiremos brevemente a importância de ter empatia para com eles e como o contexto social impacta o comportamento dos adolescentes.

Palestrantes: Akemi Iwasa, consultor acadêmico da Troika, trabalhou em ELT por 15 anos, principalmente com redação de materiais e formação de professores. Possui o Cambridge Delta 1, bacharelado em Letras (UFRJ), pós-graduação em Neurociências (UFRJ) e atualmente faz pós-graduação em Direitos Humanos e Responsabilidade Social Corporativa (PUCRS). Letícia Moraes tem experiência com todas as idades e níveis e, recentemente, tem lidado especialmente com alunos do ensino médio e trabalhos de projeto. Ela também é instrutora de professores e redatora de materiais. Ela é titular da Delta e do ICELT; É Bacharel em Língua e Literatura Inglesa pela USP e pós-graduado em Educação a Distância pela UNICSUL. Atualmente é sócia da Troika e Coordenadores de Eventos Conjuntos do IATEFL YLT SIG.

Inscriçãohttps://cutt.ly/lWQzZL1

“De la teoría a la práctica: la BNCC en el libro de español”

Data: 24/09 às 16h

Abordagem: O objetivo desta palestra é narrar minha participação na prática de adaptação do BNCC em um material didático de espanhol para alunos do Fundamental II. Com exemplos, exercícios e histórias, espero apresentar a experiência que tive nos últimos meses para adaptar as competências e aptidões à prática das aulas para resolver os desafios e problemas propostos.

Palestrante: Denise Chammas Professora de Língua Espanhola. Graduado em Letras (Letras) e Mestre em Literatura Espanhola pela USP (2005). Examinadora e formadora do DELE há mais de 20 anos. Atualmente: Professora de espanhol na rede privada de ensino. (Experiência anterior em: diferentes escolas da rede pública, Escola Miguel de Cervantes, Escola Porto Seguro (coordenador de espanhol), Escola Albert Sabin e alguns cursos de Letras). Autora do livro didático Sistema Mackenzie de Ensino (2018) Adaptação da coleção Instantes para o Brasil (2021).

Inscriçãohttps://cutt.ly/bWQWyvV

Metodologias Ativas: Aplicação de Rotinas de Pensamento e Aplicativos Educacionais para o protagonismo

Data: 29/09 às 16h

Abordagem: As Metodologias Ativas são alternativas pedagógicas para o professor com o foco no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que, por sua vez, adquirem o conhecimento por meio da investigação ou resolução de problemas de forma ativa e colaborativa, sempre com o objetivo de desenvolvimento de capacidade crítica. O objetivo deste webinar é apresentar um plano de aula baseado em Metodologias Ativas e suas infinitas possibilidades.

Palestrante: Lucimara Bochixio é graduada na área de Tradução e Interpretação da Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Unibero. Possui pós-graduação em Língua Inglesa e Língua Portuguesa na área de Interpretação de Conferência pela PUC – São Paulo. Ela é mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo, além de ser licenciada como Apple Teacher. Trabalha como professora de Inglês há 25 anos e possui experiência com crianças, adolescentes e adultos.

Inscriçãohttps://cutt.ly/fWQElD5