Ciclone à vista: novo sistema atingirá RS; há alerta para tempo severo

Ciclone à vista: novo sistema atingirá RS; há alerta para tempo severo

.mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Esta notícia está em desenvolvimento. Por favor edite-a e modifique as fontes, o estilo, etc., para a forma correta (caso seja necessário). Quando a notícia estiver pronta, remova esta marca.

25 de setembro de 2023

 

Um novo ciclone extratropical está em formação no Rio Grande do Sul e sua frente fria associada já provoca tempo ruim, que piorará entre amanhã e quarta-feira, quando o sistema terminará sua ciclogênese já sobre o Oceano Atlântico a leste da cidade de Torres.

Não há previsão de que o centro do sistema passe pelo estado, no entanto, muita ventania é esperada na costa nordeste do estado e regiões adjacentes, incluindo a Metropolitana de Porto Alegre, como em partes do leste de Santa Catarina.

Chuvas, por vezes intensas, também são esperadas em quase todo território gaúcho, incluindo no Vale do Taquari, atingido por enchentes mortais há três semanas, em solo catarinense e no sul e nordeste do Paraná. No RS, em cidades como Alegrete, Caxias do Sul, São Gabriel, Santa Maria e Torres pode chover mais de 300mm/24 horas, o que é a média de mais de um mês, em meio a semanas seguidas de chuvas em todo estado. Em SC, nas regiões de Blumenau, Caçador, Criciúma e Lages também podem ocorrer precipitações de cerca de 300mm/24h.

Enchentes preocupam

Rios como o Caí, Sinos e o Guaíba, que margeia Porto Alegre, preocupam.

Caí: com nascente na região de Caxias do Sul, é responsável por grandes enchentes no Vale do Caí, e provocou uma nova enchente há três semanas nas cidades de São Sebastião do Caí;

Sinos: o rio que banha São Leopoldo recebe águas de outros rios que vêm do norte, como o Caí.

Guaíba:

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]
Ciclone causa pior desastre natural em 40 anos no RS; 16 pessoas morreramFontes[editar | editar código-fonte]
 

Ciclone à vista: novo sistema atingirá RS; há alerta para tempo severo


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: