Brasil será um dos lugares mais quentes do mundo neste final de semana

Brasil será um dos lugares mais quentes do mundo neste final de semana

22 de setembro de 2023

 

O Brasil está passando por uma onda de calor histórica, que deve se intensificar neste fim de semana, com temperaturas que podem superar os 40°C em diversas regiões do país. Segundo o MetSul Meteorologia, o Brasil pode ser um dos lugares mais quentes do planeta no sábado (23) e domingo (24), com marcas próximas ou até superiores às registradas em áreas desérticas do Norte da África, Península Arábica e países ao redor do Golfo Pérsico. As informações foram divulgadas pela MetSul Meteorologia.

O calor extremo vai atingir uma grande área do território nacional. Na região Sul, apesar de ser conhecida pelo seu clima mais frio, os termômetros podem chegar a 40°C no Noroeste do Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina, e entre 40°C e 42°C no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná. No Centro-Oeste, as máximas podem ficar entre 42°C e 44°C no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com possibilidade de registros isolados de até 46°C. Em Goiás, as temperaturas podem atingir até 43°C.

No Norte, o Tocantins pode ter máximas de até 43°C. No Amazonas, no Sul do Pará e em Rondônia, as temperaturas podem ficar entre 40°C e 42°C. No Nordeste, o Maranhão e o Piauí podem ter marcas perto ou ao redor de 40°C. Na região Sudeste, o pior do calor vai ocorrer no interior de São Paulo e no Oeste de Minas Gerais, com máximas entre 40°C e 43°C.

A onda de calor histórica no Brasil é causada por uma massa de ar quente e seco que impede a formação de nuvens e a entrada de frentes frias. Além do desconforto térmico, o calor excessivo traz riscos à saúde, como desidratação, insolação e problemas respiratórios.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 
 

Brasil será um dos lugares mais quentes do mundo neste final de semana


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: