[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

UE se move para aliviar sanções contra a Rússia para salvar acordo de grãos

UE se move para aliviar sanções contra a Rússia para salvar acordo de grãos

4 de julho de 2023

 

A União Europeia (UE) está se movendo para aliviar parcialmente as sanções contra Rússia para salvar o acordo de exportação de grãos do Mar Negro que corre o risco de terminar no dia 18.

O Financial Times informou no dia 3 que os Estados membros da UE discutiram maneiras de conectar o Banco Agrícola Russo à rede internacional por meio de uma subsidiária em uma cúpula realizada na semana passada.

O Ocidente, incluindo os Estados Unidos e a UE, bloqueou a conexão das principais redes de pagamentos internacionais pela Rússia.

A Comissão da UE não comentou a reportagem do Financial Times.

O porta-voz do secretário-geral da ONU, Farhan Haq, também se recusou a comentar o relatório, dizendo que os funcionários da ONU estavam “procurando maneiras criativas de aumentar as exportações de alimentos e fertilizantes da Europa e de outros países e da Rússia”.

A Rússia alertou repetidamente sobre a possibilidade de encerrar o acordo, dizendo que ainda não há grandes mudanças na situação.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, respondeu à reportagem do Financial Times naquele dia, dizendo que a situação ainda não mudou e que a possibilidade de estender o acordo não é muito promissora.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

UE se move para aliviar sanções contra a Rússia para salvar acordo de grãos


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: