[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Tufão Talim causa estragos na China e no Vietnã

Tufão Talim causa estragos na China e no Vietnã

18 de julho de 2023

 

Talim ao tocar solo ontem na China

O tufão Talim fez com que mais de 250 mil pessoas tivessem que ser evacuadas na China e no Vietnã, antes do sistema tocar terra na costa da província chinesa de Guangdong por volta das 22h20 (horário local) ontem com ventos sustentandos de quase 140km/h. Talim é o quarto tufão do ano na China e causou o cancelamento de voos, o fechamento de escolas e a interrupção de serviços de pesca, de trens e outros, como os da Bolsa de Valores Hong Kong.

Chuvas e ventos fortes, que derrubaram árvores, também atingiram a província de Hainan, antes de essa manhã cedo (horário local), Talim tocar terra uma segunda vez em solo chinês, na cidade de Beihai, em Guangxi, após o que se enfraqueceu para uma tempestade tropical.

A trajetória de Talim

Essa tarde o sistema chegou à fronteira do Vietnã, após o que perdeu mais força e se transformou numa depressão tropical. No Vietnã, a região norte é a mais atingida e um alerta para ventos e chuvas fortes, que em algumas cidades podem atingir 250mm/24h, está em vigor, principalmente nas cidades e províncias como Quảng Ninh, Lạng Sơn, Cao Bằng, Hà Giang, Lào Cai e Yên Bái, até amanhã. Ventos de 102km/h foram sentidos na lha Bạch Long Vĩ em Hải Phòng.

Alertas também seguem em vigor até amanhã nas regiões chinesas de Guangdong, Guangxi, Fujian, Hunan e Guizhou.

Talim começou a ser formar à sudeste das Filipinas, país onde foi nomeado Dodong, a partir de uma área de perturbação no dia 09 passado. No dia 13 ele tocou terra na costa nordeste filipina como uma depressão tropical, desembocando no Mar da China no dia 14. Horas depois transformou-se numa tempestade tropical (quando os ventos sustentados atingiram 65km/h) e no dia 16 num tufão, com ventos de 120km/h. No dia 17, em mar aberto e seis horas antes de tocar terra na China, seus ventos alcançaram 140km/h (veja o histórico aqui).

O sistema se moveu por mais de 3.700 quilômetros do dia 09 ao final da tarde de hoje.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 
 
 
 

Tufão Talim causa estragos na China e no Vietnã


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: