[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Sul do Havaí entra em estado de alerta devido à tempestade tropical Calvin

Sul do Havaí entra em estado de alerta devido à tempestade tropical Calvin

18 de julho de 2023

 

A trajetória de Calvin pelo Pacífico Leste

O NWS (Serviço Nacional de Meteorologia) de Honolulu emitiu um alerta de tempestade tropical para o sul do Havaí. “A partir desta noite até quinta-feira são possíveis quantidades totais de chuva de até 6 a 10 polegadas [120 a 200mm/24h], principalmente na Ilha Grande. Esta chuva pode levar a inundações repentinas localizadas e deslizamentos de terra”, avisou o NWS.

Ventos de cerca de 65km/hm, com rajadas que podem se aproximar de 90, são esperados no sul da Ilha Grande (ou Ilha Havaí). Chuvas localmente fortes também devem atingir a Ilha Maui.

O mar também ficará agitado, com as ondas podendo chegar a 4 metros mais a sul.

O alerta vermelho segue pelo menos até amanhã à tarde na Ilha Grande, mas chuvas e ventos de menos intensidade são esperados até sexta-feira.

Calvin

O mau tempo é provocado pela tempestade tropical Calvin, o terceiro sistema ciclônico da temporada de furacões no Pacífico de 2023 a ser nomeado.

Calvin começou a ser formar a partir de uma área de baixa pressão na costa sul do México em 7 de julho. No dia 11 de julho, após quatro dias de organização, o sistema desenvolveu um centro (olho) bem definido, tornando-se a depressão tropical Três-E, que no dia 12, após sua intensificação, foi chamada de tempestade tropical Calvin.

Sistemas ciclônicos tropicais costumam receber nomes quando seus ventos alcançam cerca de 65km/h, quando também se transformam de depressões em tempestades.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 
 
 

Sul do Havaí entra em estado de alerta devido à tempestade tropical Calvin


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: