[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

RS entra em estado de alerta devido a novo ciclone extratropical

RS entra em estado de alerta devido a novo ciclone extratropical

12 de julho de 2022

 

O Rio Grande do Sul (RS) será atingido pelo terceiro ciclone extratropical em menos de um mês. O sistema começa a se formar a partir de uma área de baixa pressão que segue do norte da Argentina de noroeste para leste por sobre o estado. Ao chegar ao Oceano Atlântico no final dessa tarde, essa área se organizará e se transformará num ciclone.

Enquanto se move, a área de baixa pressão provocará chuvas e ventos fortes em quase todo RS. Segundo o Inmet, as rajadas de vento podem superar os 80 km/h, enquanto que na faixa litorânea gaúcha “devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos”. Já a Defesa Civil do RS alerta para rajadas de vento de “120 km/h na faixa Leste e Sul gaúcho”.

Enchentes e inundações

Chuvas entre 100 e 250mm/24h estão previstas, principalmente no Leste, Centro e Norte do estado, o que inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Enchentes e inundações estão previstas.

Os outros ciclones

Em meados de junho um ciclone extratropical se formou na região nordeste do RS e provocou o maior desastre natural no estado em 40 anos. Na semana passada outro desses sistemas se formou na mesma região, provocando muitas chuvas na sexta-feira.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]
Novo ciclone começa a se formar na Região Sul do Brasil; há risco de tempo severo
Ciclone causa pior desastre natural em 40 anos no RS; 16 pessoas morreramFontes[editar | editar código-fonte]
 
 
 

RS entra em estado de alerta devido a novo ciclone extratropical


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: