Joe Biden
14 de julho de 2023
O Presidente americano disse nesta quinta-feira, 13, em Helsinquia, na Finlândia, que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, “já perdeu a guerra” na Ucrânia, e que acredita que Moscovo vai negociar ante a contra-ofensiva ucraniana.
“Ele poderia acabar com a guerra amanhã, ele só teria que dizer ‘eu desisto’”, sublinhou Joe Biden, para quem não há como ele vencer a guerra na Ucrânia… Ele já a perdeu”.
Numa conferência de imprensa com o Presidente finlandês Sauli Niinisto, Biden apontou a falta de recursos e as dificuldades económicas da Rússia.
Apesar da falta de progresso na contra-ofensiva ucraniana na frente de combate, o Presidente americano disse estar convencido de que essa realidade levará a um pedido de negociações da Rússia.
Ainda na conferência de imprensa, e diante da deceção demonstrada pelo Presidente ucraniano Zelensky por não ter um cronograma preciso para a adesão do seu país à NATO, na cimeira da Aliança Atlântica que teminou ontem em Vilnius, Joe Biden reiterou a promessa americana da adesão de Kyiv.
“A questão não é se eles devem ou não aderir à NATO, (mas) quando podem aderir, e irão aderir à NATO”, reafirmou.
Fontes[editar | editar código-fonte]
Putin “já perdeu a guerra” e vai ter de negociar, diz Joe Biden