Putin diz que uso de bombas de fragmentação é um “crime”, mas pode usá-las

Putin diz que uso de bombas de fragmentação é um “crime”, mas pode usá-las

16 de julho de 2023

 

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Rússia tem amplos estoques de bombas de fragmentação e as usará na Ucrânia, se necessário.

Em entrevista divulgada pela televisão estatal russa no dia 16, o presidente Putin disse: “A Federação Russa tem estoques suficientes de vários tipos de munições cluster. Definitivamente, temos o direito de agir”.

“O uso de munições cluster é considerado um crime”, disse Putin, alegando que a Rússia teve seus próprios problemas de munição no passado e nunca precisou usá-la.

As declarações de Putin foram feitas três dias após a notícia, no dia 13, de que a Ucrânia havia recebido bombas de fragmentação do governo dos EUA.

A decisão dos EUA foi controversa. As bombas de fragmentação, que contêm centenas de pequenas bombas, se espalham e podem ferir civis por muitos anos.

Como resultado, mais de 120 países assinaram acordos para proibir as munições, mas os Estados Unidos, a Rússia e a Ucrânia não assinaram os acordos.

Apesar das afirmações de Putin, a Human Rights Watch e outros grupos de direitos humanos argumentam que a Rússia já usa bombas de fragmentação. A Human Rights Watch apontou que a Ucrânia também é suspeita de usar essas bombas várias vezes.

Em uma declaração no dia 7 deste mês, a Human Rights Watch criticou ambos os países, enfatizou que deveriam parar de tentar comprar mais dessas armas e parar de usá-las imediatamente.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Putin diz que uso de bombas de fragmentação é um “crime”, mas pode usá-las


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: