[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Forte ciclone extratropical atinge Holanda e Alemanha; há dois mortos

Forte ciclone extratropical atinge Holanda e Alemanha; há dois mortos

7 de julho de 2023

 

A tempestade em 05 de julho

A tempestade Poly – um ciclone extratropical – classificada pelo KNMI da Holanda como uma das sete (07) tempestades de verão mais fortes em mais de cinquenta anos na Holanda (Países Baixos), matou duas pessoas no noroeste europeu na quarta-feira, 05 de julho. Uma mulher holandesa de 51 anos morreu na cidade de Haarlem, perto de Amesterdão, e outra mulher, de 64 anos, morreu e na cidade alemã de Rhede, perto da fronteira com os Países Baixos. Ambas foram atingidas por árvores que caíram devido ao forte vento associado ao sistema e que alcançou rajadas de mais de 140km/h. Segundo o KNMI, “uma rajada de vento de 146 km/h foi medida na estação meteorológica de IJmuiden”.

Na Holanda havia um alerta vermelho, de grande perigo, na Holanda do Norte, Flevoland, Friesland e na área de IJsselmeer; laranja, de perigo, na Holanda do Sul, Groningen, Drenthe e Overijssel; e amarelo, de perigo leve ou atenção, no restante do país.

Já na Alemanha havia um alerta vermelho na área costeira do Mar do Norte e no interior adjacente, além de alertas laranja no meio-norte e amarelo no centro. Apenas a região sul alemã não estava sob aviso.

Segundo o DWD alemão, ontem à noite o núcleo da tempestade estava sobre o sul da Dinamarca e enquanto enfraquecia, rumava para o sul da Suécia. Os ventos mais fortes foram sentidos na Frísia Oriental e na Baixa Saxônia em direção à costa oeste de Schleswig-Holstein.

Poly é a primeira tempestade do Noroeste Europeu a receber um nome este ano no Oeste da Europa, apesar de ser nomeada na Alemanha, que faz parte do grupo dos países da Europa Central.

Imagens da destruição na Holanda

Fontes[editar | editar código-fonte]
 
 
 
 

Forte ciclone extratropical atinge Holanda e Alemanha; há dois mortos


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: