[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Embaixadora dos EUA se reúne com jornalista americano detido pela Rússia

Embaixadora dos EUA se reúne com jornalista americano detido pela Rússia

4 de julho de 2023

 

A embaixadora dos EUA na Rússia visitou o repórter preso do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, em Moscou na segunda-feira, informou o jornal. Foi a segunda vez que a diplomata o viu desde sua prisão, há três meses, por acusações de espionagem.

O jornal não forneceu detalhes sobre o encontro da embaixadora Lynne Tracy com Gershkovich. Ela o viu pela última vez em abril, logo após sua prisão em 29 de março, quando a Rússia o acusou de tentar obter segredos militares durante uma viagem à cidade de Yekaterinburg.

No mês passado, um juiz rejeitou um pedido de libertação de Gershkovich, de 31 anos, de uma prisão em Moscou enquanto aguardava julgamento. Tracy acusou a Rússia de conduzir “diplomacia de reféns”.

Ao longo dos anos, a Rússia concordou com trocas de prisioneiros com os Estados Unidos. No ano passado, a estrela do basquete Brittney Griner, condenada por portar drogas, foi negociada pelo traficante de armas russo Viktor Bout.

Mas Moscou disse que nenhuma troca poderia ocorrer no caso Gershkovich até que um veredicto sobre suas acusações fosse alcançado. Mas nenhuma data foi marcada para um julgamento.

Qualquer troca de prisioneiros é complicada. Além disso, as relações entre os dois países estão em um ponto baixo devido à invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 e ao amplo apoio militar dos EUA à Ucrânia.

Notícias relacionadas[editar | editar código-fonte]
“Tribunal russo nega recurso do repórter do Wall Street Journal”, Wikinotícias, 22 de junho de 2023.
“Tribunal russo nega libertação de jornalista dos EUA acusado de espionagem”, Wikinotícias, 18 de abril de 2023.
“Embaixadora dos EUA visita jornalista detido em prisão russa”, Wikinotícias, 17 de abril de 2023.
“Embaixador russo diz que podem limitar jornalistas estadunidenses”, Wikinotícias, 15 de abril de 2023.
“Rússia nega acesso consular a jornalista dos EUA preso”, Wikinotícias, 23 de maio de 2023.Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Embaixadora dos EUA se reúne com jornalista americano detido pela Rússia


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: