[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Após troca por jogadora Griner, traficante é candidato na Rússia

Após troca por jogadora Griner, traficante é candidato na Rússia

Viktor Bout sendo escoltado

3 de julho de 2023

 

O traficante de armas russo Viktor Bout, que foi libertado numa troca de presos envolvendo a basquetebolista norte-americana Brittney Griner, foi escolhido candidato de um partido de extrema direita para uma legislatura regional na Rússia.

Bout cumpriu 10 de 25 anos de prisão nos Estados Unidos por tráfico de armas até à sua libertação por troca com Grinner, que havia sido presa na Rússia sob acusação de posse de drogas.

A agência de notícias russa RIA disse que o Partido Liberal Democrata, conhecido pelas suas posições ultra nacionalistas, tinha escolhido Bout como candidato para a Assembleia Legislativa da região de Ulyanovsk, no centro do país.

Bout foi um dos principais fornecedores de armas à UNITA durante a guerra civil em Angola no período posterior às fracassadas eleições de 1992.

Aviões pertencentes a uma ou várias companhias de Viktor Bout foram vitais no transporte de todo o tipo de armas para a UNITA, desde munições a carros blindados, quando este movimento já não tinha apoio material dos Estados Unidos e África do Sul.

Um desses contratos, afirma-se, foi avaliado em 100 milhões de dólares.

Notícia relacionada[editar | editar código-fonte]
“Jogadora de basquete Griner é libertada em troca de prisioneiros EUA-Rússia”, Wikinotícias, 8 de dezembro de 2022.Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Após troca por jogadora Griner, traficante é candidato na Rússia


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: