Bowie em 2015
15 de junho de 2023
Tori Bowie, velocista norte-americana que conquistou três medalhas olímpicas nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, morreu aos 32 anos.
A morte de Bowie foi anunciada na quarta-feira por sua empresa de gestão e pela USA Track and Field. Nenhuma causa da morte foi dada.
“A USATF está profundamente triste com a morte de Tori Bowie, três vezes medalhista olímpica e bicampeão mundial”, disse o CEO da USA Track and Field, Max Siegel, em comunicado. “Uma atleta talentosa, seu impacto no esporte é imensurável e sua falta será sentida.”
Crescendo em Sandhill, Mississippi, Bowie foi persuadida a praticar atletismo quando adolescente e rapidamente subiu na hierarquia como velocista e saltadora em distância.
Bowie teve uma performance eletrizante nas Olimpíadas do Rio 2016, onde conquistou a prata nos 100m e o bronze nos 200m. Em seguida, correu na equipe 4×100 com Tianna Bartoletta, Allyson Felix e English Gardner para levar o ouro.
Um ano depois, venceu os 100m no campeonato mundial de 2017 em Londres. Ela também ajudou a equipe 4×100 a chegar ao ouro.
“Ela era uma personalidade muito entusiasmada e brilhante”, disse o treinador de atletismo Craig Poole, que trabalhou com Bowie no início de sua carreira e novamente mais tarde. “Foi muito divertido trabalhar com ela.”
A comunidade atlética lamentou a perda de Bowie nas redes sociais. A jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce postou no Twitter: “Meu coração se parte pela família de Tori Bowie. Uma grande concorrente e fonte de luz. Sua energia e sorriso sempre estarão comigo. Que descanse em paz”.
Fontes[editar | editar código-fonte]