[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Tráfico de substâncias para fabricação ilegal del opioides prolifera nos EU

Tráfico de substâncias para fabricação ilegal del opioides prolifera nos EU

Agência VOA

18 de junho de 2023

 

A venda de produtos químicos que podem ser usados ​​para a fabricação ilícita do mortífero fentanil, o opioide que mata 100.000 americanos por ano, continua em ritmo acelerado nas plataformas da Internet, revelou uma investigação especial da Voice of America. Ao inserir os identificadores numéricos em um mecanismo de pesquisa, encontramos postagens suspeitas com detalhes de contato em plataformas convencionais, como SoundCloud.

Por meio de mensagens de texto, os supostos vendedores ilícitos que diziam estar baseados na China nos ofereceram um precursor de fentanil restrito nos Estados Unidos e sob investigação na China, além de outro produto químico sob controle nos Estados Unidos, país que teria se tornado para alguns na rota de distribuição preferida.

O analista Logan Pauley passou anos analisando o comércio ilícito de fentanil online. “Eles enviam drogas sintéticas por meio de intermediários. Os registros comerciais muitas vezes nem indicam que uma determinada empresa chinesa o produziu”, disse o especialista.

Preços e envios

Como parte dessa investigação, descobrimos que a entrega do produto pode levar até três semanas. O preço? Cem dólares por quilo e o pagamento pode ser feito com bitcoin. Para evitar a detecção, os pacotes podem ser rotulados como “comida de gato”.

A VOA não conseguiu verificar as informações de forma independente, mas os especialistas aconselham cautela. “As autoridades atribuem números às substâncias corretas para fins legítimos, mas aqueles que compram on-line devem ter extremo cuidado, pois podem não receber o que esperam”, explicou o Dr. Wilson Compton, vice-diretor do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) nos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

O porta-voz da embaixada chinesa em Washington, Liu Pengyu, garantiu que o seu país tem um sistema de licenciamento e verificação de todos os produtos químicos restritos. E que em 2021 prendeu mais de 8.000 supostos traficantes online.

O SoundCloud removeu as postagens após receber nosso alerta. O diretor do Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca disse que trabalha com empresas de mídia social para combater o tráfico online.

“Combatemos traficantes, produtores e distribuidores por meio de uma estrutura de interrupção de negócios. Ou seja, identificamos a cadeia de distribuição de produtos sintéticos e nos concentramos nas áreas mais úteis”, disse o Dr. Rahul Gupta, Diretor do Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas. O escritório de Gupta disse que passaria nossas descobertas para as agências de aplicação da lei para uma possível investigação.

As mortes por overdose de drogas nos Estados Unidos aumentaram ligeiramente no ano passado, após dois grandes aumentos durante a pandemia.

Estima-se que 109.680 mortes por overdose ocorreram no ano passado, de acordo com dados divulgados na quarta-feira pelo CDC. Isso é cerca de 2% a mais do que as 107.622 mortes registradas em 2021, mas nada como o aumento de 30% registrado em 2020 e 15% em 2021.

No ano passado, a maioria das mortes por overdose continuou ligada ao fentanil e outros opioides sintéticos. Cerca de 75.000, 4% a mais que no ano anterior. Houve também um aumento de 11% nas mortes relacionadas à cocaína e um aumento de 3% nas mortes relacionadas à metanfetamina e outros estimulantes.

No entanto, as mortes por overdose são frequentemente atribuídas a mais de uma droga. Algumas pessoas tomam várias drogas, e as autoridades dizem que o fentanil barato está sendo cada vez mais usado em outras drogas, muitas vezes sem o conhecimento dos compradores.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}html.client-js body.skin-minerva .mw-parser-output .mbox-text-span{margin-left:23px!important}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme os termos de uso “todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público”.Todo o material produzido exclusivamente pela Voz da América está em domínio público. A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA.

Tráfico de substâncias para fabricação ilegal del opioides prolifera nos EU


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: