22 de junho de 2023
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blincoln, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores, Hakan Fidan, no dia 21 e instou repetidamente que a Turquia concorde com o ingresso da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Ambos participaram da “Conferência de Reconstrução da Ucrânia” realizada em Londres, Inglaterra, e Blincoln “recomendou o apoio da Turquia à adesão da Suécia à aliança da OTAN”.
O ministro turco disse que o secretário Blincoln deu as boas-vindas ao apoio da Turquia à Ucrânia e seu compromisso com o Acordo de Grãos do Mar Negro.
A Suécia, que tem mantido uma política neutra e de não-alinhamento militar, buscou entrar na OTAN juntamente com a Finlândia, após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro do ano passado.
A Finlândia aderiu à OTAN como o 31º país membro em abril deste ano com o consentimento de todos os membros. A Suécia está esperando que a Turquia e a Hungria concordem.
O ministro Blincoln também teve uma reunião separada com o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal e discutiu investimentos para a recuperação econômica da Ucrânia e a cooperação com o setor privado.
Fontes[editar | editar código-fonte]
Secretário de Estado dos EUA pede que Turquia concorde com adesão da Suécia à OTAN