Líderes africanos se reunem na Ucrânia para negociações de paz

Líderes africanos se reunem na Ucrânia para negociações de paz

16 de junho de 2023

 

Sirenes de defesa aérea soaram na sexta-feira em Kiev quando uma delegação de chefes de Estado africanos se reuniu com líderes governamentais na esperança de negociar um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, postou nas redes sociais que houve uma explosão no distrito central de Podil. “Os mísseis ainda estão voando em direção a Kiev”, disse ele no Telegram.

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, faz parte da delegação africana que se reunirá com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, o primeiro passo em sua missão de intermediar um acordo de paz.

Os outros membros da delegação são o presidente do Senegal, Macky Sall, o presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, e o presidente das Comores, Azali Assoumani, que atualmente lidera a União Africana.

Os presidentes africanos do Congo, Egito e Uganda também deveriam participar da missão de paz, mas enviaram seus representantes.

Esperava-se que o grupo se encontrasse com Zelenskyy na sexta-feira e depois viajasse para a Rússia para se encontrar com Vladimir Putin.

A Reuters informou que viu um rascunho das propostas de paz e pontos de negociação elaborados pela missão de paz africana, que incluem a retirada das tropas russas e a suspensão da implementação de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional contra Putin.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Líderes africanos se reunem na Ucrânia para negociações de paz


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: