[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Ex-premiê italiano, Silvio Berlusconi morre aos 86 anos

Ex-premiê italiano, Silvio Berlusconi morre aos 86 anos

Silvio Berlusconi em 2018

Agência VOA

12 de junho de 2023

 

O ex-primeiro-ministro polêmico e pitoresco da Itália – Silvio Berlusconi – morreu. O bilionário magnata da mídia “perpetuamente bronzeado” tinha 86 anos e estava sendo tratado de leucemia.

Berlusconi começou a construir sua fortuna como incorporador imobiliário e depois passou a criar uma rede de televisão de grande sucesso. A certa altura, ele era conhecido como o homem mais rico da Itália.

E então ele se mudou para a política, uma arena que os estudiosos dizem que ele americanizou.

O político de direita serviu como primeiro-ministro em quatro governos a partir de 1994. Berlusconi enfrentou uma série de escândalos políticos durante sua incursão política. Ele era conhecido por suas festas de sexo bunga bunga com prostitutas e, a certa altura, foi acusado de pagar por sexo com uma dançarina do ventre adolescente. Ele foi absolvido dessas acusações.

Os escândalos, no entanto, não o impediram de construir um legado político duradouro. “Ele é o homem que unificou a direita italiana”, disse Roberto D’Alimonte, professor de ciências políticas da universidade Luiss, em Roma, ao The Financial Times, “ele a tornou aceitável e competitiva”.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}html.client-js body.skin-minerva .mw-parser-output .mbox-text-span{margin-left:23px!important}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme os termos de uso “todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público”.Todo o material produzido exclusivamente pela Voz da América está em domínio público. A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA.

Ex-premiê italiano, Silvio Berlusconi morre aos 86 anos


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: