[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Departamento de Justiça não indiciará Pence por levar documentos secretos

Departamento de Justiça não indiciará Pence por levar documentos secretos

2 de junho de 2023

 

O Departamento de Justiça dos EUA informou à equipe jurídica do ex-vice-presidente Mike Pence que não apresentará acusações criminais relacionadas à descoberta de documentos secretos em sua casa em Indiana.

O departamento enviou uma carta ao advogado de Pence na quinta-feira para informar sua equipe que, após uma investigação sobre o possível uso indevido de informações secretas, nenhuma acusação criminal será apresentada. Um funcionário do Departamento de Justiça confirmou a autenticidade da carta, obtida pela Associated Press.

A notícia chega dias antes de Pence lançar sua campanha pela indicação republicana à presidência em Iowa na quarta-feira, uma disputa que o colocará em competição direta com o ex-presidente Donald Trump.

Nenhuma evidência surgiu para sugerir que Pence escondeu intencionalmente quaisquer documentos do governo ou mesmo sabia que eles estavam em sua casa, então nunca se esperava que o ex-vice-presidente enfrentasse acusações.

Documentos com marcas confidenciais foram descobertos na casa de Pence em janeiro, depois que ele pediu a seus advogados que revistassem seus pertences. Os itens, que foram entregues ao FBI, “foram embalados e transportados inadvertidamente” para a casa de Pence no final do último governo, escreveu o advogado dele, Greg Jacob, em uma carta ao Arquivo Nacional.

O FBI descobriu um documento adicional com marcas classificadas na casa de Indiana durante uma busca no mês seguinte.

Além de Pence, o conselheiro especial do Departamento de Justiça continua investigando o manuseio de documentos classificados encontrados nas residências ou escritórios de Trump e do presidente Joe Biden.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Departamento de Justiça não indiciará Pence por levar documentos secretos


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: