Departamento de Energia dos EUA e outras agências hackeadas

Departamento de Energia dos EUA e outras agências hackeadas

16 de junho de 2023

 

Autoridades de segurança dos EUA dizem que o Departamento de Energia dos EUA e várias outras agências federais foram hackeadas.

Funcionários da Segurança Interna disseram na quinta-feira que as agências foram afetadas pelo MOVEit Transfer, um programa de transferência de arquivos popular.

O Departamento de Energia disse que duas de suas entidades foram “comprometidas” no ataque.

O grupo russo CI0p, que reivindicou a responsabilidade pelo hacking, disse na semana passada que suas vítimas tinham até quarta-feira para negociar um resgate ou correr o risco de ter informações confidenciais despejadas online. Acrescentou que excluiria todos os dados roubados de governos, cidades e departamentos de polícia.

Jen Easterly, diretora da Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura, disse que embora a invasão tenha sido “em grande parte oportunista” e detectada rapidamente, sua agência estava “muito preocupada com esta campanha e trabalhando nela com urgência”.

A Reuters relata que a Shell Oil Company do Reino Unido, a Universidade da Geórgia, a Universidade Johns Hopkins e o Sistema de Saúde Johns Hopkins também estavam entre os alvos da campanha de hackers. A Associated Press citou um alto funcionário da CISA dizendo que as agências militares e de inteligência dos EUA não foram afetadas.

A MOVEit disse que está trabalhando com as agências federais e seus outros clientes para ajudar a consertar seus sistemas.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Departamento de Energia dos EUA e outras agências hackeadas


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: