Colômbia: encontrado um novo rastro de crianças indígenas desaparecidas

Colômbia: encontrado um novo rastro de crianças indígenas desaparecidas

30 de maio de 2023

 

As Forças Armadas da Colômbia e um grupo de indígenas encarregados da busca de quatro crianças desaparecidas há quase um mês, na floresta colombiana, localizaram uma nova pegada na área de buscas nos departamentos de Caquetá e Putumayo, no sudoeste da país.

Segundo um comunicado, trata-se de “uma pegada no terreno lamacento que, pelo seu tamanho, aparentemente pertenceria a Lesly, a menina de 13 anos”.

As autoridades indicam que esta é a décima descoberta, desde que começaram as buscas por quatro menores — 13, 9 e 4 anos, além de um bebê de 11 meses —, há 24 dias, na chamada Operação Esperança.

O comandante de operações especiais encarregado das buscas, Pedro Sánchez, disse que seus homens estavam muito próximos das crianças: “Acreditamos que passamos a 200 ou 300 metros delas. Encontramos evidências e corroboramos com o GPS, como quando encontramos as duas fraldas, uma delas usada, que passamos a cerca de 100 metros delas. Mas é que ali, a 20 metros de distância, já não se vê mais nada”.

As autoridades presumem que as crianças sobreviveram à queda de um avião Cessna em 1º de maio na selva. Outros achados que motivam a continuidade das buscas são duas fraldas, uma tampa de mamadeira e um protetor de celular, encontrados no dia 23 de maio.

Embora o presidente Gustavo Petro tenha escrito uma mensagem em sua conta no Twitter em 18 de maio anunciando a descoberta das crianças com vida, horas depois apagou a mensagem e escreveu uma nova se desculpando por ter se enganado.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Colômbia: encontrado um novo rastro de crianças indígenas desaparecidas


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: