Zelenskyy participará da cúpula do G7 no Japão

Zelenskyy participará da cúpula do G7 no Japão

18 de maio de 2023

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, participará por vídeo esta semana da reunião do G7 em Hiroshima, no Japão, informou a Casa Branca.

“Prevemos algum tipo de compromisso entre os líderes do G7 e o presidente Zelenskyy”, disse o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, a repórteres a bordo do avião que transportava o presidente Joe Biden para o Japão. “Os parâmetros disso ainda estão sendo trabalhados”, acrescentou.

Mais de um ano depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, a reunião do G7 pode se concentrar no apoio à Kiev contra a Rússia. “Os Estados Unidos terão um pacote de sanções associado a uma declaração do G7”, disse Sullivan.

Ataques recentes

Autoridades ucranianas relataram ataques de mísseis russos na quinta-feira contra Kiev e também na região de Odessa, no sul da Ucrânia.

Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração militar de Odessa, disse no Telegram que as defesas aéreas ucranianas derrubaram a maioria dos mísseis russos, mas um deles atingiu uma instalação industrial, matando uma pessoa e ferindo outras duas.

Em Kiev, o chefe da administração militar da capital, Serhiy Popko, disse que as forças ucranianas derrubaram todos os mísseis russos que visavam a região, mas os destroços provocaram incêndios em várias áreas da cidade.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Zelenskyy participará da cúpula do G7 no Japão


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: