[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Tufão Mawar entra na área meteorológica das Filipinas e é renomeado Betty

Tufão Mawar entra na área meteorológica das Filipinas e é renomeado Betty

27 de maio de 2023

 

O olho de Mawar deve passatr a 300km da costa das Filipinas

Depois de deixar um rastro de destruição em Guam na terça-feira e alcançar a categoria máxima de furacões com ventos de quase 290km/h na quinta feira enquanto vagava sobre o Pacífico, o tufão Mawar entrou na área monitorada pelo PAGASA das Filipinas por volta das 2 horas desta madrugada (horário local) e foi renomeado Betty. O sistema tinha então ventos sustentados de 195 km/h perto do centro e rajadas de até 240.

Seu rumo para as Filipinas já era previsto pelos serviços de meteorologia, mas ele não deve tocar solo no país.

No Boletim 3, o PAGASA alerta para ventos fortes (de vendaval marinho) nas costas norte e leste do norte de Luzon, nas costas leste do centro e sul de Luzon e nas costas leste de Visayas e Mindanao e para chuvas de 100 a 200mm em Batanes, Ilhas Babuyan e as porções do norte do continente Cagayan, Apayao, Ilocos Norte e Ilocos Sur. Com as chuvas fortes há risco de enchentes e deslizamentos de terra.

Alertas e preparações

Com a emissão de um Alerta de Ventos de Ciclone Tropical (Tropical Cyclone Wind Signal – TCWS) pelo PAGHASA, equipes de resgate da Guarda Costeira entraram em prontidão em Sta. Ana e Cagayan. “Marinheiros de pequenas embarcações devem evitar navegar nessas condições” disseram autoridades do PAGASA, uma vez que agitação marítima é esperada num prazo máximo de 36 horas em Santa Ana, Gonzaga, Lal-Lo, Gattaran, Baggao, Peñablanca, Santa Teresita, Buguey, incluindo as ilhas Babuyan e Camiguin em Cagayan; e Maconacon, Divilacan, Dinapigue, Palanan, San Mariano, Ilagan City, Tumauini, San Pablo e Cabagan em Isabela.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]
Guam conta os estragos deixados pelo tufão MawarCiclone Mawar passa a norte de Guam como um tufão de categoria 4 e agora ruma para as FilipinasFontes[editar | editar código-fonte]
 
 
 

Tufão Mawar entra na área meteorológica das Filipinas e é renomeado Betty


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: