Presidente ucraniano Zelenskyy nega alegação russa da captura de Bakhmut

Presidente ucraniano Zelenskyy nega alegação russa da captura de Bakhmut

21 de maio de 2023

 

Rússia e Ucrânia se contradizem no domingo sobre quem controla a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia. Kiev disse que ainda ocupava uma pequena parte da cidade sitiada, enquanto Moscou saudou sua “libertação” pelas forças mercenárias de Wagner e pelas tropas russas.

No sábado, o Wagner Group disse ter capturado totalmente a cidade destruída após uma batalha de 15 meses, a mais longa e sangrenta desde a Segunda Guerra Mundial.

O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou suas tropas e as forças de Wagner pela vitória, uma reivindicação que Kiev contestou. Mesmo durante sua suposta vitória, os russos revelaram a divisão entre as forças mercenárias Wagner de Yevgeny Prigozhin e o estabelecimento militar russo.

Hoje, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse à imprensa na cúpula do G7 no Japão que a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, continua contestada, apesar das reivindicações russas de ocupá-la: “Continuamos, estamos lutando”.

Hanna Malyar, vice-ministra da defesa da Ucrânia, disse que “o inimigo falhou em cercar Bakhmut e perdeu parte das alturas dominantes ao redor da cidade”, continuou Maliar. “Ou seja, o avanço de nossas tropas nos subúrbios pelos flancos, que ainda está em andamento, complica muito a presença do inimigo em Bakhmut.”

Notîcia relacionada[editar | editar código-fonte]
“Ucrânia repele ataques russos a Bakhmut”, Wikinotícias, 20 de maio de 2023.Fontes[editar | editar código-fonte]
 
 

Presidente ucraniano Zelenskyy nega alegação russa da captura de Bakhmut


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: