ONU aplaude política de paz do governo de Gustavo Petro

ONU aplaude política de paz do governo de Gustavo Petro

20 de maio de 2023

 

A subsecretária-geral para Assuntos Humanitários das Nações Unidas, Joyce Msuya, elogiou a política do governo de Gustavo Petro, após concluir sua visita ao país sul-americano.

Segundo nota divulgada na sexta-feira, a subsecretária-geral reconheceu os esforços do novo governo “para acabar com o conflito e fazer justiça social, econômica e ambiental”.

“Este é um programa ousado que todos queremos ver avançar”, disse Msuya. “Pela primeira vez em décadas, uma nova geração tem a chance de experimentar uma paz duradoura”, acrescentou.

O presidente da Colômbia expressou sua intenção de alcançar a “paz total”, que começa na negociação com os diferentes grupos armados que fazem parte do conflito armado de décadas. A subsecretária encerrou uma missão de uma semana à Colômbia na sexta-feira, onde seu gabinete disse que ela se reuniu com funcionários do governo, parceiros humanitários e doadores para discutir o apoio contínuo à paz.

Na Colômbia, Msuya visitou o departamento de Chocó, um dos mais vulneráveis, com alto índice de pobreza e afetado pelo conflito armado. Lá, diz o comunicado, a oficial ouviu mulheres sobreviventes de violência de gênero e comunidades indígenas e afrodescendentes sobre o impacto da violência na população civil.

“Aproximar a coordenação das pessoas afetadas e colocar as suas necessidades no centro da nossa resposta será essencial para satisfazer as suas aspirações”, disse o governante.

A ONU diz que continuará apoiando a resposta humanitária liderada pelo governo e ajudando a financiar programas para ajudar pessoas em condições vulneráveis.

No entanto, a ONU também destacou alguns desafios para proteger a população, devido à violência que ainda é vivida em áreas controladas por grupos armados, além dos desastres agravados pelas mudanças climáticas.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

ONU aplaude política de paz do governo de Gustavo Petro


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: