[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Irã executa três pessoas envolvidas em protestos contra o governo

Irã executa três pessoas envolvidas em protestos contra o governo

20 de maio de 2023

 

O judiciário do Irã anunciou na sexta-feira que executou três homens condenados por matar membros das forças de segurança durante protestos no ano passado desencadeados pela morte de Mahsa Amini sob custódia policial, atraindo condenação de grupos de direitos humanos e gritos de protesto na capital, Teerã.

A agência de notícias do judiciário do Irã, Mizan, informou na sexta-feira que Majid Kazemi, Saleh Mirhashemi e Saeed Yaqoubi foram executados na cidade central de Isfahan, dizendo que eles mataram – ou “martirizaram” – dois membros da força paramilitar Basij e um policial durante os protestos de 16 de novembro.

No entanto, os homens executados e suas famílias negaram repetidamente as acusações. Os três réus também disseram que foram forçados a fazer confissões televisionadas sob coação.

A postagem não disse como os homens foram executados, mas relatos da mídia dizem que eles foram enforcados.

De sua conta no Twitter, Mohammad Hashemi, primo de um dos homens executados, Majid Kazemi, escreveu que os corpos dos três homens deveriam “ser enterrados secretamente no cemitério Habib Abad de Isfahan”.

A representante alemã no Parlamento Europeu, Hanna Neuman, no Twitter, pediu “uma reação séria” das autoridades mundiais às execuções, afirmando que a Guarda Revolucionária do Irã precisa ser adicionada às listas de terroristas.

Manifestações em massa eclodiram no final do ano passado no Irã após a morte em 16 de setembro sob custódia policial de Mahsa Amini, de 22 anos, após sua prisão dias antes por violações do rígido código de vestimenta do país para mulheres.

Nos meses e semanas seguintes, as manifestações pelos direitos das mulheres evoluíram para uma onda nacional de protestos contra o governo, que foram reprimidos rapidamente pelas forças de segurança do estado.

Mais de 19.600 pessoas foram presas durante os protestos, de acordo com ativistas de direitos humanos no Irã, um grupo que está acompanhando a repressão. Mais de 527 pessoas foram mortas pelas autoridades em meio a uma violenta repressão às manifestações, que diminuíram nos últimos meses.

As execuções de sexta-feira elevam para sete o número de pessoas mortas pelo governo em conexão com os protestos. O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas disse que os julgamentos dos acusados ​​foram “marcados por violações das garantias” e “aquém dos padrões internacionais de julgamento justo”.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Irã executa três pessoas envolvidas em protestos contra o governo


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: