Governo filipino avalia o potencial da indústria de sal para a Economia

Governo filipino avalia o potencial da indústria de sal para a Economia

7 de maio de 2023

 

O Departamento de Agricultura (DA) analisa o potencial da indústria de sal das Filipinas para impulsionar a economia local, promover a subsistência sustentável e como uma oportunidade de geração de renda para o povo filipino.

Sendo um país arquipélago, as possibilidades da indústria do sal para o desempenho econômico geral das Filipinas são infinitas, no entanto, ela foi muito afetada durante o auge da pandemia. Assim, o governo está trabalhando em dobro para melhorar o estado desta parte integrante da agricultura e economia filipinas.

Diferentes agências governamentais nacionais lideradas pelo DA estão trabalhando em estreita colaboração para maximizar as formas de melhorar os sistemas para a indústria local de sal e permitir que o setor seja autossuficiente.

O Departamento de Pesca e Recursos Aquáticos (BFAR) do DA mudou seu foco para a realização de várias atividades de pesquisa e desenvolvimento juntamente com a prestação de assistência técnica aos produtores de sal locais.

No passado dia 10 de março de 2023, o DA-BFAR lançou formalmente o Projeto de Desenvolvimento da Indústria do Sal (DSIP), um dos vários programas concebidos para estreitar as lacunas entre a indústria e a própria produção de commodities.

Com o objetivo de aumentar e melhorar a produção de sal de qualidade, o DSIP também conhecido como “Oplan Asin: Pasiglahin, Sariling Ating Asin!” na verdade, começou em 2022, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Pesqueiro (NFRDI).

Para além destes programas em curso, o departamento agrícola vai também estudar a expansão das áreas de produção e o desenvolvimento de tecnologias como sistemas de evaporação e utilização de várias máquinas para acelerar a produção de sal.

O departamento também leva em consideração o desenvolvimento das instalações para processamento, embalagens mais comercializáveis ​​e agregação de valor para produtores marginais de sal.

Como defensora de programas de subsistência sustentáveis, a senadora Loren Legarda pressionou pela aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 1870 ou uma Lei de Fortalecimento e Revitalização do Desenvolvimento da Indústria do Sal nas Filipinas que, segundo ela, abordará os desafios e lacunas de tornar o indústria competitiva nos mercados local e internacional, bem como criar empregos mais propícios para os produtores de sal.

“O sal não é apenas um alimento importante para todos nós. A indústria tem sido parte integrante da economia filipina porque sustenta muitos filipinos por meio de inúmeras oportunidades de emprego que continuam a moldar as comunidades. Não devemos fechar os olhos a isso igualmente importante aspecto da nossa sociedade”, disse Legarda.

Ela acrescentou que os produtores de sal devem receber prioridade por meio de assistência financeira e técnica que possa promover a produção sustentável de sal. Isso pode ser feito por meio de máquinas, novas tecnologias e estudos elaborados de pesquisa e desenvolvimento para identificar melhor e apoiar as necessidades de mudança do setor.

Da mesma forma, políticas mais aprimoradas devem ser consideradas, bem como uma colaboração diversificada entre agências governamentais e partes interessadas que orientarão a formulação e implementação do Roteiro de Desenvolvimento da Indústria de Sal das Filipinas.

Com os esforços do governo, das agências nacionais e do departamento legislativo, a indústria do sal acabará recuperando seus dias de glória e ajudando na recuperação econômica pós-pandêmica das Filipinas.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}html.client-js body.skin-minerva .mw-parser-output .mbox-text-span{margin-left:23px!important}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme aviso no rodapé do portal PIA, “todo o conteúdo é de domínio público, salvo indicação em contrário”.

Governo filipino avalia o potencial da indústria de sal para a Economia


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: