Forte terremoto de 7,7 atinge o Pacífico Sul, sem danos relatados

Forte terremoto de 7,7 atinge o Pacífico Sul, sem danos relatados

20 de maio de 2023

 

O US Geological Survey diz que um terremoto de magnitude 7,7 atingiu sexta-feira no sul do Pacífico, provocando alertas de tsunami que mais tarde foram suspensos para as Ilhas Loyalty da Nova Caledônia e Vanuatu.

O USGS diz que o terremoto aconteceu às 02h57, horário universal, 334 quilômetros a leste da cidade de Vao, na Nova Caledônia, ou 436 quilômetros a sudoeste de Vanuatu.

Outro grande terremoto – de magnitude 5,9 – foi registrado na mesma área cerca de 10 minutos depois.

A zona do terremoto fica a sudoeste de Fiji, ao norte da Nova Zelândia e a leste da Austrália, onde o Mar de Coral encontra o Pacífico.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC em inglês) emitiu um alerta de tsunami para a região com a possibilidade de ondas destrutivas de até um metro de altura. Mais tarde foi descartado.

O Escritório Nacional de Gerenciamento de Desastres de Vanuatu emitiu um alerta de tsunami e os moradores foram aconselhados a procurar terrenos mais altos. A agência de notícias francesa Agence France-Presse postou um vídeo de residentes na capital da Nova Caledônia, Noumea, em uma encosta observando os acontecimentos.

Algumas áreas de Vanuatu relataram ondas cerca de meio metro acima do nível normal da maré.

Em seu relatório, o USGS disse que o terremoto foi o “resultado de falhas normais perto da interface do limite da placa entre as placas da Austrália e do Pacífico”. A região faz parte do “Círculo de Fogo”, um arco de falhas sísmicas ao redor do Oceano Pacífico, onde ocorre a maioria dos terremotos do mundo.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Forte terremoto de 7,7 atinge o Pacífico Sul, sem danos relatados


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: