[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Filipinas: Sultan Kudarat planeja crescimento da indústria cafeeira de 2023 a 2027

Filipinas: Sultan Kudarat planeja crescimento da indústria cafeeira de 2023 a 2027

29 de maio de 2023

 

O Conselho do Café de Sultan Kudarat, Filipinas, e outras partes interessadas se reuniram nos dia 25 e 26 de maio na cidade de Koronadal para um workshop de planejamento para a criação do Roteiro do Café Sultan Kudarat 2023-2027. “A indústria do café pode ser um instrumento eficaz para o alívio da pobreza e uma paz duradoura na província”, escreveu o governador Datu Pax Ali Mangudadato em uma carta aos membros do conselho e aos convidados.

Ronan Eugene Garcia, presidente do Sultan Kudarat Coffee Council (SKCC) e do SOCCKSARGEN Coffee Council, disse que o roteiro abordará as lacunas, problemas e preocupações que afetam o setor e impulsionará ainda mais o desenvolvimento da indústria cafeeira local. O roteiro também “descreve a visão, missão, objetivos, estratégias, metas e planos de ação para aumentar o crescimento da indústria cafeeira de 2023 a 2027”, trazendo propostas como a criação de um banco de dados do Conselho do Café do Sultão Kudarat e o estabelecimento de uma rede regional de centros cafeeiros para garantir volume e qualidade dos grãos de café, mercado estável e renda sustentável para os cafeicultores/produtores.

Em sua mensagem aos participantes, Garcia enfatizou o domínio do de Sultan Kudarat como o maior produtor de café do país. “Falando em café, há muito tempo somos campeões”, disse Garcia. Citando dados de 2021 da Autoridade de Estatística das Filipinas, ele destacou que a província é responsável por 35% da produção nacional. A região SOCCKSKSARGEN também é a principal região produtora de café nas Filipinas, contribuindo com cerca de 40% da produção anual do país. Da colheita regional, 87% vêm de cafeicultores de Sultan Kudarat.

Os esforços da Província do Sultan Kudarat para receber o título de capital do café ganharam o apoio de agências nacionais, organizações de desenvolvimento, academia, unidades do governo local e outras partes interessadas. Em março, durante o XII Conselho de Desenvolvimento Regional, a Resolução nº 38/2023 foi aprovada “solicitando ao Senado das Filipinas que confira à Província do Sultan Kudarat a designação de Capital do Café das Filipinas”.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}html.client-js body.skin-minerva .mw-parser-output .mbox-text-span{margin-left:23px!important}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme aviso no rodapé da PIA “todo o conteúdo é de domínio público, salvo indicação em contrário”.

Filipinas: Sultan Kudarat planeja crescimento da indústria cafeeira de 2023 a 2027


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: