[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Filipinas se preparam para aproximação do tufão Mawar (Betty)

Filipinas se preparam para aproximação do tufão Mawar (Betty)

29 de maio de 2023

 

O Mawar hoje à leste das Filipinas

As Filipinas, país que tem o maior risco para desastres naturais do planeta, estão em preparação para a aproximação, entre hoje e amanhã, do tufão Mawar, renomeado Betty pelo PAGASA quando entrou na área meteorológica das Filipinas na madrugada de sábado.

Não está previsto que o ciclone tropical, que deixou um rastro de destruição em Guam na terça-feira passada, toque terra em território filipino, mas ventos com força de uma tempestade tropical, de cerca de 80-100km/h e rajadas de 120-140, podem ser sentidos em Batanes, Cagayan incluindo as ilhas Babuyan, Isabela, Apayao, Ilocos Norte, nas porções norte e central de Abra, em Kalinga, nas porções leste e central da Província da Montanha, nas porções leste e central de Ifugao, nas porções norte e central de Aurora, em Quirino e na porção nordeste de Nueva Vizcaya.

Chuvas fortes, com acumulados de 100 a 200mm, estão previstas em Batanes, na porção oriental das Ilhas Babuyan, na parte sul de Ilocos Sur, La Union e na parte oeste de Bengueta. A preocupação é com possíveis enchentes e deslizamentos de terra.

Agitação marítima, com ondas que podem passar de 7 metros, está prevista nas áreas costeiras do norte do país.

Conforme o Boletim 7, o PAGASA estima que a aproximação maior de Betty do território filipino aconteça na madrugada de 31 de maio, quando o sistema deve serpentear a 190 km da costa leste de Basco, em Batanes.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]
Tufão Mawar entra na área meteorológica das Filipinas e é renomeado BettyFontes[editar | editar código-fonte]
 
 

Filipinas se preparam para aproximação do tufão Mawar (Betty)


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: