EUA: George Santos se declara inocente de lavagem de dinheiro, fraude e roubo

EUA: George Santos se declara inocente de lavagem de dinheiro, fraude e roubo

10 de maio de 2023

 

George Santos, um congressista republicano, compareceu a um tribunal em Nova York na quarta-feira, acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos. Ele se declarou inocente de todas as acusações.

A acusação alega que Santos induziu seus apoiadores a doar para uma empresa sob o falso pretexto de que o dinheiro seria usado para apoiar sua campanha. Em vez disso, ele o usou para despesas pessoais, inclusive para comprar roupas de grife e pagar seus cartões de crédito e despesas com o carro.

Santos também é acusado de mentir sobre suas finanças em formulários de divulgação do Congresso e de solicitar e receber benefícios de desemprego enquanto trabalhava como diretor regional de uma empresa de investimentos que o governo fechou em 2021.

O procurador dos EUA, Breon Peace, disse que a acusação “busca responsabilizar Santos por vários supostos esquemas fraudulentos e declarações totalmente falsas”.

Santos se entregou na quarta-feira e foi levado a um tribunal federal em Long Island, onde mais tarde compareceu ao tribunal pela primeira vez. Contactado pela Associated Press na terça-feira, Santos disse que não estava ciente das acusações.

Santos, 34, foi eleito para o Congresso no outono passado. Ele disse às pessoas que era um rico comerciante de Wall Street com uma carteira substancial de imóveis, que havia sido um jogador de vôlei na faculdade, entre outras coisas.

Na realidade, Santos não trabalhou nas grandes empresas financeiras que alegou que o empregaram, não fez faculdade e lutou financeiramente antes de concorrer a um cargo público.

Em registros regulatórios, Santos alegou que emprestou mais de US$ 750.000 para sua campanha e comitês de ação política relacionados, mas não ficou claro como ele teria conseguido esse tipo de riqueza tão rapidamente depois de anos lutando para pagar o aluguel e enfrentando vários processos de despejo.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 

EUA: George Santos se declara inocente de lavagem de dinheiro, fraude e roubo


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: