ELN coloca negociações de paz com o governo colombiano “em pausa”

ELN coloca negociações de paz com o governo colombiano “em pausa”

15 de maio de 2023

 

A delegação do Exército de Libertação Nacional (ELN) garantiu na tarde desta segunda-feira que a mesa de negociações com o governo colombiano está em “pausa” devido às “contradições” do presidente colombiano, Gustavo Petro.

A mensagem, divulgada pelo Twitter, é acompanhada de um vídeo em que aparece Pablo Beltrán, negociador-chefe do ELN, afirmando que “a mesa está em pausa”, que houve uma resposta do governo e “concordamos em convocá-la amanhã terça-feira para estudá-la”.

O vídeo também indica que o ELN “tem toda a vontade de continuar, mas propõe visões compartilhadas, não visões unilaterais impostas”.

Anteriormente, o grupo já havia relatado uma “crise” nas negociações motivada, do seu ponto de vista, pelos “altos e baixos do presidente”. Num primeiro comunicado, o ELN indicou que “é necessária clareza por parte do governo para que o caminho para a paz seja aberto e falemos com uma linguagem coerente ao país e ao mundo”.

A reação do grupo armado ocorre depois que Petro comentou que há muitos “questionamentos” sobre a real capacidade decisória de sua delegação. “Eles sentam à mesa e conversam, mas eles comandam? Lá, cada um de nós tem muitas perguntas. Eles realmente governam?”, perguntou-se o presidente no sábado, durante uma reunião com almirantes e generais das Forças Armadas na Escola Militar para Cadetes José María Córdova, em Bogotá.

Em resposta, o governo colombiano enfatizou na segunda-feira, por meio de nota, a seriedade do processo de negociação. “Este processo para o Governo Nacional é sério e coerente, com o apelo constante das comunidades para acabar com a violência nos territórios”, refere o comunicado.

Notícias relacionadas[editar | editar código-fonte]
“Governo colombiano e ELN se reunirão em Caracas”, Wikinotícias, 15 de janeiro de 2023.
“Governo colombiano e ELN iniciam segundo ciclo de negociações no México”, Wikinotícias, 13 de fevereiro de 2023.
“Governo colombiano e ELN concordam em continuar negociações no México”, Wikinotícias, 22 de janeiro de 2023.
“Ministro da Justiça da Colômbia anuncia reforma penitenciária em diálogo com o ELN”, Wikinotícias, 23 de fevereiro de 2023.
“Cuba sediará o terceiro ciclo de negociações entre o governo colombiano e o ELN”, Wikinotícias, 8 de março de 2023.Fontes[editar | editar código-fonte]
 

ELN coloca negociações de paz com o governo colombiano “em pausa”


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: