[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Eleição tailandesa é vista como teste de poder militar

Eleição tailandesa é vista como teste de poder militar

Prayuth Chan-ocha primeiro-ministro e comandante-chefe do Exército Real da Tailândia

14 de Maio de 2023

 

Os eleitores na Tailândia vão às urnas hoje em eleições nacionais vistas como um teste fundamental para o controle dos militares no poder e a chance de mudança política em um país onde a vitória nas urnas é frequentemente frustrada por golpes e decisões judiciais.

Dezenas de milhares de assembleias de voto abriram às 9h, hora local (0100 UTC).

Cerca de 52 milhões de eleitores elegíveis estão escolhendo entre partidos progressistas e conservadores, com os militares tentando preservar seu poder após quase uma década de governo liderado ou apoiado pelo Exército.

O atual primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha, que chegou ao poder em um golpe de 2014, está buscando outro mandato. Ele é apoiado pelo Partido da Nação Unida da Tailândia, conservador e apoiado pelos militares. Também concorrendo está seu vice-primeiro-ministro, Prawit Wongsuwan, representando o partido pró-establishment Palang Pracharath.

Prayuth foi responsabilizado por uma economia estagnada, por lidar mal com a pandemia do COVID-19 e frustrar as reformas democráticas.

As pesquisas de opinião indicam que o partido de oposição Pheu Thai, liderado por Paetongtarn Shinawatra, filha do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, e o partido Move Forward, liderado por Pita Limjaroenrat, devem conquistar o maior número de assentos na Câmara dos Deputados, de 500 membros, a câmara baixa da Assembleia Nacional. Não há garantia de que nenhum dos dois governará por causa das regras parlamentares estabelecidas pelos militares após o golpe de 2014.

O primeiro-ministro será escolhido durante uma sessão conjunta da Câmara e do Senado de 250 membros, cujos membros foram indicados pela junta. O vencedor deve obter uma maioria simples de pelo menos 376 votos, nenhum partido deve vencer sozinho.

A votação de domingo é a primeira desde o início das manifestações pró-democracia lideradas por jovens em 2020. Qualquer resultado eleitoral contestado pode levar a uma nova rodada de instabilidade política.

A Tailândia presenciou vários golpes de Estado e foi assolada por uma série de protestos de rua e ordens judiciais que dissolveram os partidos políticos.

Fontes[editar | editar código-fonte]
 
 

Eleição tailandesa é vista como teste de poder militar


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: