[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Delegações do governo colombiano e ELN retomam a mesa de diálogo

Delegações do governo colombiano e ELN retomam a mesa de diálogo

18 de maio de 2023

 

O governo colombiano e o grupo guerrilheiro do Exército de Libertação Nacional (ELN) anunciaram na quarta-feira a continuidade da mesa de negociações, depois que o grupo anunciou uma “pausa” no processo na segunda-feira.

Através de um comunicado conjunto, ambas as partes afirmam que as sessões ordinárias do terceiro ciclo de negociações que decorrem em Havana, Cuba, foram retomadas “após terem sido efetuadas uma primeira troca de esclarecimentos sobre as recentes intervenções do Presidente Gustavo Petro”.

O texto também indica que articularão o Acordo do México, assim como outros pontos que já foram colocados sobre a mesa, e reafirmaram o caráter político dele e “do ELN como organização armada rebelde”.

De acordo com o comunicado, tanto a guerrilha quanto o governo reiteraram seu compromisso com os acordos relacionados ao cessar-fogo bilateral e nacional, à ajuda humanitária e à participação da sociedade no processo de paz.

Também reiteraram seu pedido ao governo dos Estados Unidos para retirar Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo.

Nesse sentido, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, por meio de um tuíte, saudou ambas as delegações e agradeceu a “declaração conjunta” sobre a “inclusão injusta” de seu país na lista negra de Washington.

Por fim, ratificaram a “firme decisão de permanecer à mesa, até que se chegue a um acordo de paz com as transformações de que o país necessita”.

Notícias relacionadas[editar | editar código-fonte]
“Governo colombiano e ELN se reunirão em Caracas”, Wikinotícias, 15 de janeiro de 2023.
“Governo colombiano e ELN iniciam segundo ciclo de negociações no México”, Wikinotícias, 13 de fevereiro de 2023.
“Governo colombiano e ELN concordam em continuar negociações no México”, Wikinotícias, 22 de janeiro de 2023.
“Ministro da Justiça da Colômbia anuncia reforma penitenciária em diálogo com o ELN”, Wikinotícias, 23 de fevereiro de 2023.
“Cuba sediará o terceiro ciclo de negociações entre o governo colombiano e o ELN”, Wikinotícias, 8 de março de 2023.
“ELN coloca negociações de paz com o governo colombiano “em pausa””, Wikinotícias, 16 de maio de 2023.Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Delegações do governo colombiano e ELN retomam a mesa de diálogo


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: