Ciclone Mocha é o mais forte no Golfo de Bengala em 10 anos; 130 mil pessoas foram evacuadas

Ciclone Mocha é o mais forte no Golfo de Bengala em 10 anos; 130 mil pessoas foram evacuadas

15 de maio de 2023

 

O ciclone Mocha, que tocou terra na costa oeste de Mianmar no início da tarde de domingo – em horário local – é o mais forte a ter se formado no Oceano Índico Norte nos últimos 10 anos, reportou o portal Relief da ONU. A NASA informou que os ventos atingiram 280km/h, o que equivale à categoria 5, a maior existente, no início da manhã de domingo, apesar o fenômeno ter enfraquecido para a categoria 4 pouco antes de desembarcar no litoral da cidade de Sittwe, no estado de Rakhine, a cerca de 70 quilômetros da fronteira com Bangladesh.

Segundo o Relief, em Mianmar mais de 130.000 pessoas foram evacuadas para abrigos temporários e 355 famílias nas regiões de Yangon, Magway e Ayeyarwaddy foram fortemente afetadas. “Poucas casas escaparam dos estragos em Sittwe”, reportou o Relief ontem, usando informações da OCHA. Em Blangladesh, são os refugiados vivendo em campos de refugiados de Cox’s Bazar que preocupam, já que muitas de suas precárias residências, muitas feitas com bambu, foram destruídas.

“As necessidades são altas”, diz o Relief, já que milhares de pessoas precisam de itens emergenciais como abrigo, água, comida e artigos de higiene. A possibilidade de surtos de doenças também preocupam equipes da ONU e de outras ONGS, como da Cruz Vermelha, que trabalham nas cidades atingidas.

Minas terrestres

Outra preocupação da Cruz Vermelha é com as minas terrestres, já que as enchentes podem ter transportado os explosivos para áreas antes consideradas mais seguras.

A ONG diz que as minas agora representam um “risco adicional” para os milhares de afetados pelo Mocha.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]
Ciclone Mocha chega a Mianmar com ventos de 190 km/h; três pessoas morreram
Ciclone Mocha deixa Mianmar e Bangladesh em alertaFontes[editar | editar código-fonte]
 
 
 

Ciclone Mocha é o mais forte no Golfo de Bengala em 10 anos; 130 mil pessoas foram evacuadas


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: