Talibã fecha estação de rádio feminina por transmitir música

Talibã fecha estação de rádio feminina por transmitir música

 

O Talibã fechou uma estação de rádio feminina local na província de Badakhshan, no nordeste do país, por transmitir música. Obsevadores independentes consideraram a medida uma tentativa de impedir as mulheres de trabalhar na mídia na província.

Na sexta-feira, Mazuddin Ahmadi, diretor de informação e cultura do Talibã para a província de Badakhshan, disse à VOA que a Rádio Sada-e-Banowan (Rádio da Voz das Mulheres) foi fechada porque “violou as políticas”.

“Dissemos repetidamente a eles que transmitir música é proibido e que você não deve transmitir música”, disse Ahmadi. “Infelizmente, durante o mês do Ramadã, eles ignoraram vários avisos e colocaram música no ar. Finalmente, ontem, depois de consultar os anciãos, fechamos a estação de rádio.”

Ahmadi disse que “o fechamento é temporário e, se os funcionários da rádio garantirem que não transmitirão música, permitiremos que a rádio transmita novamente”.

Mas um jornalista local da província que teve conhecimento do caso e pediu anonimato por medo de represálias disse à VOA que os programas locais da rádio não incluíam música.

“O Talibã alegou que a música foi ao ar, mas eles não disseram quando e que tipo de música foi ao ar”, disse o jornalista.

Ele acrescentou que, mesmo antes da tomada do poder pelo Talibã, as estações de rádio na província de Badakhshan evitavam transmitir música durante o mês sagrado do Ramadã.

O jornalista disse que as autoridades locais do Talibã “planejaram fechar a rádio dirigida por mulheres na província meses atrás, e o fizeram durante o mês do Ramadã”.

A Rádio Sada-e-Banowan era uma das poucas estações de rádio afegãs dirigidas por mulheres que operava desde a tomada do poder pelo Talibã em agosto de 2021.

 

Talibã fecha estação de rádio feminina por transmitir música


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: