Tailândia elabora projeto de lei para descriminalizar seu comércio sexual bilionário

Tailândia elabora projeto de lei para descriminalizar seu comércio sexual bilionário

Rua pedonal em Pattaya

 

Dos salões de massagens, boates vibrantes e bares barulhentos dos berrantes bairros de prostituição da Tailândia, o comércio sexual de bilhões de dólares do país opera quase abertamente.

Tecnicamente, o sexo que eles vendem é ilegal, mas um novo plano liderado pelo governo visa mudar isso. Ele pede a revogação da Lei de Prevenção e Supressão da Prostituição de 1996, que torna crime a maior parte do trabalho sexual, e sua substituição por uma nova lei, a Lei de Proteção ao Trabalho Sexual, afirmando os direitos das trabalhadoras do sexo e seus locais de trabalho para vender sexo .

Os proponentes do projeto de lei esperam que ele ajude as profissionais do sexo do país – estimadas entre 100.000 e 300.000 – a exercerem suas atividades com mais segurança e a ganharem salários mais altos. Os opositores temem que isso deixe muitas profissionais do sexo exploradas por intermediários e gangues de traficantes, e colida com os valores e tradições do país.

“A lei agora está desatualizada”, disse Jintana Janbumrung, diretora-geral do Departamento de Assuntos Femininos e Desenvolvimento Familiar, que está liderando o esforço de reforma.

Ao dar status legal às profissionais do sexo, ela disse, “elas podem ser trabalhadoras que têm acesso ao mesmo bem-estar que outras ocupações, cujos direitos não serão violados, que não serão exploradas por seus clientes ou operadores de negócios do sexo [e têm] uma melhor qualidade de vida”.

Para ajudar a elaborar o projeto de lei, seu departamento contratou Narong Jaiharn, professor associado da Escola de Direito Thammasat da Tailândia, e realizou uma série de audiências públicas em todo o país.

Embora ser pago por sexo não seja ilegal por si só na Tailândia, disse ele, solicitar e anunciar sexo pago é. Assim como administrar um negócio onde o sexo está à venda, acrescentou, colocando grande parte da indústria do sexo do país fora da lei.

Revogar a lei de 1996 tornaria tudo isso legal. A nova lei redigida para substituí-lo, porém, exigiria que os clubes, bares e salões onde o sexo é vendido solicitem uma licença especial.

O objetivo é tornar o trabalho sexual mais seguro.

“Profissionais do sexo têm medo da polícia porque é ilegal”, disse Narong. “Se eles informam que [foram] agredidos por alguém, a polícia pergunta a eles… onde [foi] agredido e por que você foi lá?”

Se o projeto de lei for transformado em lei, acrescentou, “as trabalhadoras do sexo podem dizer à polícia que este é um trabalho legal e que durante o trabalho foram agredidas pelo cliente”.

Com status legal, disse Narong, as profissionais do sexo também podem assinar contratos vinculativos sujeitos às leis trabalhistas do país com as empresas licenciadas que vendem seus serviços. O projeto de lei daria aos tribunais trabalhistas do país jurisdição expressa para resolver disputas sobre quaisquer contratos e acordos entre essas empresas e suas profissionais do sexo.

 

Tailândia elabora projeto de lei para descriminalizar seu comércio sexual bilionário


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: