Ilsa quando tocou terra
Como previsto, o ciclone tropical Ilsa tocou terra na costa norte da Austrália Ocidental classificado como um furacão C5, a maior existente. Segundo o BOM ontem, fazia mais de dez anos que um sistema com esta intensidade não atingia o país. De acordo com o portal Sky News, “é o primeiro ciclone de categoria cinco a atravessar a costa da Austrália Ocidental desde 2009”. Já o 9 News reporta que “na costa de Pilbara, os ventos atingiram 218 km/h, com rajadas de 288 km/h, o que, segundo a agência, seria um recorde nacional se confirmado. O antigo recorde era de 194 km/h estabelecido pelo ciclone George em 2007”.
De acordo com o Bureau of Meteorology, Western Australia, o sistema alcançou o litoral por volta da meia-noite (em horário local) com ventos sustentados de cerca de 213 km/h. Após tocar terra, Isla perdeu intensidade e durante a manhã (em horário local) estava classificado como categoria 3.
Segundo o News Au, houve grandes danos na Pardoo Roadhouse, onde as rajadas de vento chegaram a 295 km/h. O 9 News confirmou a informação, reportando que”os proprietários do Pardoo Roadhouse confirmaram nas redes sociais que houve danos significativos”.
Temporada de ciclones na região da Austrália de 2022-2023Ciclone tropical Ilsa alcança a categoria máxima e deve impactar a Austrália com ventos de 230km/h
Superciclone Ilsa atinge a Austrália como o mais intenso em mais de 10 anos