[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Escócia elege primeiro líder muçulmano

Escócia elege primeiro líder muçulmano

Humza Yousaf em 2018

 

O Partido Nacional Escocês elegeu Humza Yousaf como seu novo líder na segunda-feira. Isso ocorre depois do que os analistas descrevem como uma campanha contundente de cinco semanas que expôs profundas rachaduras no movimento pró-independência da Escócia.

Yousaf, de 37 anos, que atualmente é ministro da saúde da Escócia, será o primeiro muçulmano da Escócia e a primeira pessoa de cor a servir como primeiro-ministro. Ele sucederá Nicola Sturgeon, que inesperadamente renunciou ao cargo no mês passado, após oito anos.

Yousaf é amplamente visto como uma ‘continuidade de Sturgeon’, pois eles compartilham visões liberais sociais semelhantes. Yousaf disse que seus principais objetivos são se concentrar em enfrentar a crise do custo de vida, acabar com as divisões no partido governante SNP e fazer um esforço renovado pela independência.

Yousaf venceu a secretária de Finanças Kate Forbes e o membro do Parlamento Ash Regan, com 52% dos votos. Todos os três candidatos compartilham a missão de independência, mas diferem em suas visões econômicas e sociais para a Escócia.

“O povo da Escócia precisa de independência agora, mais do que nunca, e seremos a geração que entregará a independência”, disse Yousaf em um discurso em Edimburgo após o anúncio dos resultados.

Tanto Forbes quanto Regan se opuseram a um projeto de lei defendido por Sturgeon para tornar mais fácil para as pessoas na Escócia mudarem legalmente de gênero, enquanto Yousaf o apoiou. O projeto de lei é saudado como um marco da legislação por ativistas dos direitos dos transgêneros, mas enfrentou a oposição de alguns membros do SNP.

Os eleitores escoceses apoiaram a permanência no Reino Unido com 55% dos votos em um referendo de 2014. O SNP quer uma nova votação, mas o governo central de Londres se recusou a autorizá-la, e a Suprema Corte do Reino Unido decidiu que a Escócia não pode realizar uma sem o consentimento de Londres.

O SNP é o maior partido político do país com 72.000 membros. A unidade do partido tem sido sua maior força, mas recentemente enfraqueceu devido a divergências sobre como alcançar a independência e a melhor maneira de introduzir reformas sociais, como os direitos dos transgêneros. Outros partidos proeminentes incluem o Partido Conservador Escocês, o Partido Trabalhista Escocês e os Verdes.

 

Escócia elege primeiro líder muçulmano


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: