[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Deputados do governo e da oposição avaliam 100 dias do governo Lula

Deputados do governo e da oposição avaliam 100 dias do governo Lula

José Guimarães

 

Os deputados aproveitaram a fase de debates do Plenário nesta terça-feira (11) para avaliar os 100 primeiros dias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, completados na segunda-feira. Enquanto governistas exaltaram o relançamento de programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida e o reconhecimento internacional, a oposição criticou a proposta de âncora fiscal e as mudanças no marco regulatório do saneamento.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou três pontos principais dos 100 primeiro dias da gestão de Lula: a defesa da democracia brasileira, a reconstrução de políticas públicas, e o avanço da pauta econômica.

Para Guimarães, um dos maiores desafios deste início de governo foi a defesa da democracia após a invasão dos prédios dos três poderes ocorrido no dia 08 de janeiro deste ano. “O presidente Lula foi o maestro, juntamente com os presidentes dos outros poderes, para pacificar o País e dizer que ninguém pode atentar contra a democracia brasileira”, disse.

O líder governista também celebrou a retomada de políticas públicas extintas nos últimos quatro anos: Bolsa Família, política de valorização do salário mínimo, programa Minha Casa Minha Vida, obras inacabadas. “São políticas que afetam o brasileiro, são medidas que sinalizam que o País está no caminho certo”, disse.

Críticas

O deputado Maurício Marcon (Pode-RS) afirmou que o governo completa 100 dias com a perspectiva de aumento de impostos pelo novo arcabouço fiscal, principal pauta econômica que ainda será encaminhada à Câmara dos Deputados pelo novo governo. “Para serem cumpridas as metas, é preciso que se aumente a arrecadação, é preciso que se aumentem os impostos – pasmem – em R$ 300 bilhões”, disse.

Para o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), o governo Lula errou nas críticas à atuação do Banco Central e na alteração do marco regulatório do saneamento. “Este é um governo que ataca a todo momento grandes legados de governos anteriores, como a autonomia do Banco Central e o Marco Legal do Saneamento Básico, um grande avanço para a população que prometia a universalização dos serviços”, avaliou.

 
 

Deputados do governo e da oposição avaliam 100 dias do governo Lula


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: