[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Vanuatu é varrido pelos ciclones Judy e Kevin

Vanuatu é varrido pelos ciclones Judy e Kevin

 

Kevin hoje

O ciclone tropical Judy chegou primeiro ao arquipélago de Vanuatu, na quarta-feira, vindo pelo nordeste, passando primeiro ao largo da costa para depois terra na ilha Pentecoste com ventos de 135km/h. O sistema, que cruzou as ilhas e alcançou ventos de 195km/h na ilha de Tanna, foi seguido, dois dias depois, por Kevin, vindo do noroeste, que tocou terra ontem bem mais a sul, no oeste da ilha Erromango, com ventos de 175km/h. Além dos ventos intensos, os dois superciclones causaram chuvas fortes que levaram a inundações.

O desastre natural fez o Unicef Pacific usar o Twitter para alertar que “milhares de crianças em Vanuatu foram afetadas pelos dois ciclones devastadores, que destruíram casas, escolas, unidades de saúde e infraestrutura essencial”.

Além dos dois ciclones, três terremotos também chacoalharam o país nas últimas 48 horas, sem registro de vítimas. “É uma loucura. Vanuatu está acostumado com desastres naturais, mas acho que é a primeira vez com dois ciclones consecutivos”, disse o representante da Unicef no país, Eric Durpaire, para a imprensa.

O Parlamento do país procurou dar ânimo aos cidadãos, também usando seu Twitter: “Nosso país foi atingido por dois ciclones consecutivos esta semana. TC Judy e Kevin. Enfrentamos e enfrentaremos muitos desastres que virão. No entanto, ainda somos resilientes. Sempre nos levantaremos novamente. Obrigado por suas orações e apoio. Deus abençoe. Juntos devemos combater as mudanças climáticas”.

A “pequena nação insular de Vanuatu é considerada pela ONU a de maior exposição ao risco de desastres naturais”, enfatiza o portal Metsul.

A cronologia dos dois ciclones

Dia

Ciclone Judy

Ciclone Kevin

28 de fevereiro

Se aproxima da costa nordeste; toca terra na ilha Petecoste com ventos de 135km/k; toca terra em Efaté com ventos de 155km/k

Está em alto mar, a 600km da costa noroeste de Vanutu
01 de março

Atinge a ilha Tanna com ventos de 195km/h

Está a 400km da costa noroeste das ilhas
02 de março

Está em alto mar, se afastando das ilhas

Está a 200km da costa de Efaté
03 de março

Está em alto mar, rumando para sudeste

Se aproxima da costa oeste de Efaté; toca terra em Erromango com ventos de 175km/h
04 de março

Está em alto mar, a sudeste da ilha Anatom

Está em alto mar, a sudeste da ilha Anatom

 
 
 
 
 

Vanuatu é varrido pelos ciclones Judy e Kevin


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: