[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Putin recebe Xi Jinping no segundo dia de negociações

Putin recebe Xi Jinping no segundo dia de negociações

 

O presidente russo, Vladimir Putin, recebe o líder chinês, Xi Jinping, para um segundo dia de negociações na terça-feira, depois que Putin saudou o plano de paz de Pequim para resolver o conflito na Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as reuniões de terça-feira envolveriam uma variedade de questões e autoridades de ambos os países.

Em comentários de abertura antes de suas negociações a portas fechadas na segunda-feira, Putin disse que a Rússia estava “um pouco invejosa” do rápido desenvolvimento da China nas últimas décadas, que a levou a se tornar a segunda maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos.

Agências de notícias russas relataram mais tarde que os dois líderes conversaram por quase quatro horas e meia antes do jantar, onde Peskov disse que Putin provavelmente daria a Xi uma “explicação detalhada” das ações de Moscou na Ucrânia.

Putin disse na segunda-feira que vê o plano de paz de Pequim com respeito.

Mas a proposta da China tem poucas chances de ser aprovada porque não atende às principais exigências do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, ou seja, que a Rússia se retire da Ucrânia para honrar suas fronteiras reconhecidas internacionalmente, incluindo a península da Crimeia que Moscou anexou em 2014 e regiões ao leste.

A visita de três dias do líder chinês a Moscou dá a Xi e Putin uma demonstração pública de parceria na oposição ao que ambos veem como o domínio dos EUA nos assuntos globais. Sua crescente aliança também facilita acordos econômicos, como o envio de petróleo e gás natural russo para a China em um momento em que os Estados Unidos e seus aliados ocidentais impuseram sanções abrangentes para restringir as transações de comércio exterior da Rússia em retaliação à invasão da Ucrânia.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse a repórteres em Washington na segunda-feira que qualquer proposta para a Ucrânia permitindo que as forças russas permaneçam no país permitiria que Moscou recuperasse sua força para continuar sua ofensiva.

“Pedir um cessar-fogo que não inclua a retirada das forças russas do território ucraniano seria efetivamente apoiar a ratificação da conquista russa”, disse ele.

“Putin elogia plano de paz de Xi para a Ucrânia durante negociações no Kremlin”, Wikinotícias, 20 de março de 2023.  

Putin recebe Xi Jinping no segundo dia de negociações


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: