[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Biden visita Selma e fala sobre democracia

Biden visita Selma e fala sobre democracia

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, usou lembranças dolorosas do “Domingo Sangrento” em Selma, Alabama, para falar sobre democracia. Várias pessoas se reuniram em uma das extremidades da histórica ponte Edmund Pettus, que leva o nome de um líder do grupo supremacista branco Ku Klux Klan.

“Esse direito fundamental [do voto] continua sendo atacado. A conservadora Suprema Corte eviscerou a Lei dos Direitos de Voto ao longo dos anos. Desde as eleições de 2020, uma onda de estados e dezenas e dezenas de leis antieleitorais foram impulsionadas […] pelos negacionistas eleitorais que agora ocupam cargos eleitos”, afirmou Biden.

Como candidato em 2020, Biden prometeu buscar uma reforma abrangente para fortalecer a proteção dos direitos de voto. Dois anos atrás, sua iniciativa de 2021 – em homenagem ao líder dos direitos civis John Lewis, o falecido legislador da Geórgia – incluía disposições para restringir a manipulação partidária dos distritos eleitorais, remover obstáculos no processo de votação e tornar um sistema transparente de financiamento de campanha.

Foi aprovado na Câmara dos Deputados, então sob controle democrata, mas não obteve os 60 votos necessários para avançar em um Senado também com maioria democrata. Agora que os republicanos estão no comando da Câmara, é extremamente improvável que tal projeto seja aprovado.

“Sabemos que precisamos obter os votos no Congresso”, disse Biden, mas neste momento não parece haver uma rota viável para isso.

“Domingo Sangrento”

A visita a Selma foi uma oportunidade para Biden abordar diretamente a atuação de ativistas dos direitos civis. Poucos momentos tiveram uma importância tão duradoura no movimento como o que aconteceu em Selma em 7 de março de 1965 e nas semanas que se seguiram.

Cerca de 600 manifestantes pacíficos, liderados por Lewis e seu colega ativista Hosea Williams, se reuniram naquele dia, apenas algumas semanas depois que Jimmie Lee Jackson, um jovem negro, foi baleado e morto por um policial do Alabama.

Lewis e vários outros foram severamente espancados por policiais do Alabama enquanto tentavam cruzar a ponte Edmund Pettus para iniciar o que deveria ser uma marcha de 86 quilômetros até o Capitólio do estado em Montgomery, parte de um esforço para registrar eleitores negros no sul dos Estados Unidos.

 

Biden visita Selma e fala sobre democracia


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: