[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

UE impõe novas sanções a Mianmar

UE impõe novas sanções a Mianmar

 

Funcionários e entidades de Mianmar foram colocados sob uma sexta rodada de sanções da União Europeia na segunda-feira devido ao golpe militar de 2021 que derrubou o governo democraticamente eleito de Aung San Suu Kyi.

As sanções mais recentes incluem restrições a nove pessoas e sete entidades que, segundo a UE, contribuíram para a escalada da violência e das violações dos direitos humanos no país do Sudeste Asiático.

Os indivíduos sancionados incluem o ministro da energia, oficiais de alto escalão, políticos e empresários proeminentes que apoiaram o regime.

Sanções também foram impostas a departamentos do Ministério da Defesa, juntamente com uma empresa estatal sob sua jurisdição, e empresas privadas que fornecem fundos e armas para os militares.

A UE tem medidas restritivas para 93 indivíduos e 18 entidades. Os sancionados estão sujeitos a congelamento de bens e proibição de viajar no território da UE.

Além disso, estão sendo impostas restrições à exportação de equipamentos “que possam ser usadas para repressão interna”, juntamente com a proibição de treinamento militar ou cooperação com o Tatmadaw, o exército de Mianmar.

A Human Rights Watch diz que, desde o golpe, as forças militares “cometeram numerosos crimes contra a humanidade e crimes de guerra em todo o país”, documentados pela organização e outros grupos.

No início deste mês, o conselho governante declarou lei marcial em mais de três dúzias dos 330 municípios do país e estendeu o estado de emergência por seis meses. Os militares também têm conduzido ataques aéreos contra um movimento de resistência que surgiu após o golpe.

Até 20 de fevereiro, quase 20.000 presos políticos foram detidos e mais de 3.000 pessoas foram mortas pelos militares, de acordo com a Associação de Assistência a Presos Políticos, uma organização de monitoramento de direitos.

Em um comunicado de imprensa na segunda-feira, a UE disse que condena “nos termos mais fortes possíveis as graves violações dos direitos humanos, incluindo violência sexual e de gênero, perseguição da sociedade civil, defensores dos direitos humanos e jornalistas, ataques à população civil, visando também crianças e pessoas pertencentes a minorias étnicas e religiosas em todo o país, e recentes ataques aéreos mortais em alvos civis, inclusive em escolas e hospitais, pelas forças armadas de Mianmar.”

 

UE impõe novas sanções a Mianmar


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: