[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Tempestades ciclônicas colocam Europa e África em alerta

Tempestades ciclônicas colocam Europa e África em alerta

 

Freddy hoje sobre o Oceano Índico sul

Otto no Hemisfério Norte e Freddy no Hemisfério Sul: dois eventos ciclônicos estão deixando diversos países em alerta devido aos danos que podem provocar por causa dos fortes ventos e chuvas associadas.

No norte da Europa, o serviço meteorológico da Dinamarca nomeou hoje uma tempestade ciclônica – uma área de baixa pressão – sobre o Oceano Atlântico como Otto. O sistema vai atingir o norte do Reino Unido, especialmente a Escócia, sul da Noruega, sul da Suécia e quase todo território da Dinamarca entre hoje e amanhã, com ventos que devem passar de 100km/h (segundo a BBC, as rajadas podem alcançar 160 km/h em áreas montanhosas da Escócia e nos Peninos) em algumas regiões. No sábado afetará também diversos países mais a leste, como a Polônia, Belarus e Ucrânia.

Já no Sul, sobre o Oceano Índico, o ciclone tropical Freddy foi se intensificando e alcançará rajadas de ventos de 270km/h entre hoje e amanhã, antes de enfraquecer um pouco. Entre a segunda e terça-feira da próxima semana lançará seus ventos e chuvas sobre as Ilhas Reunião e Maurício, onde não deve tocar solo, e desembocará no leste de Madagascar com ventos que podem passar de 200km/h.

Depois de passar por Madagascar, Freddy deve desembocar no Canal de Moçambique, recuperar intensidade, e tocar solo também na costa leste deste país.

Otto, um quase ciclone-bomba

Segundo Rory Morrow para o portal Your Weather, da rede Meteored, Otto quase atende os requisitos para ser um ciclone-bomba, ou seja, quando a pressão central cai ao menos 24 milibares em apenas 24 horas. Ciclones-bomba tem por característica ventos altamente destrutivos, acima de 100km/h, e grandes volumes de chuvas.

Formam-se tipicamente em regiões de clima subtropical ou temperado, pois precisa haver a presença de ar quente e frio para a formação.

Após sua passagem, queda acentuada da temperatura, incluindo a ocorrência de neve, costumam ocorrer – e é o que, especialmente, vai acontecer na Noruega e na Suécia.

 
 

Tempestades ciclônicas colocam Europa e África em alerta


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: