Pesquisa: metade dos estadunidenses acreditam que mídia tenta enganar

Pesquisa: metade dos estadunidenses acreditam que mídia tenta enganar

 

Metade dos estadunidenses acredita que a mídia nacional está tentando enganar, desinformar ou convencer o público a adotar um determinado ponto de vista por meio de sua cobertura, de acordo com um novo estudo.

A pesquisa, divulgada na quarta-feira pela Gallup e pela Knight Foundation, vai além de estudos anteriores que mostraram baixa confiança na mídia, a ponto de muitos acreditarem que a intenção é enganar.

Quando questionados se concordam com a afirmação de que a mídia nacional não está tentando enganar, 50% disseram que discordam. Apenas 25% concordaram, de acordo com o estudo.

Da mesma forma, 52% disseram discordar da afirmação de que os comunicadores de notícias nacionais “se preocupam com o melhor interesse de seus leitores, telespectadores e ouvintes”, indicou o estudo. 23% dos entrevistados acreditam que os jornalistas estão agindo no interesse público.

“Isso foi muito impressionante para nós”, disse Sarah Fioroni, consultora da Gallup. As descobertas mostraram desconfiança arraigada e opiniões negativas que iam além dos fundamentos e processos do jornalismo, disse ele.

Os jornalistas devem ir além da promoção da transparência e precisão para mostrar o impacto de seu trabalho no público, observou o estudo.

Além disso, a pesquisa questionou sobre a capacidade de muitas pessoas receberem notícias instantaneamente de um dispositivo em suas mãos, o ritmo acelerado do ciclo de notícias e a proliferação de fontes de informação.

O resultado indica que a sobrecarga de informações teve um efeito negativo. De acordo com o estudo, 61% dos estadunidenses acreditam que esses fatores tornam mais difícil manter-se informado, enquanto 37% disseram que é mais fácil.

Como em muitos outros estudos, Knight e Gallup descobriram que os democratas confiam mais na mídia do que os republicanos. Nos últimos cinco anos, o nível de desconfiança disparou entre os independentes. Ao todo, 55% dos entrevistados disseram que a cobertura foi fortemente influenciada por tendências políticas, contra 45% em 2017.

Em nota sobre onde as pessoas encontram as notícias, 58% afirmaram que na internet, 31% mencionaram televisão, 7% rádio e 3% jornais ou revistas impressas.

 

Pesquisa: metade dos estadunidenses acreditam que mídia tenta enganar


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: