Número de mortos na Turquia e na Síria por terremoto chega a 41.000

Número de mortos na Turquia e na Síria por terremoto chega a 41.000

.mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}html.client-js body.skin-minerva .mw-parser-output .mbox-text-span{margin-left:23px!important}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Atualização:
“Terremotos na Turquia e Síria: mortes passam de 45 mil; ainda há pessoas vivas sendo resgatadas, 13 dias após desastre”

 

O número combinado de mortos na Turquia e na Síria devido ao poderoso terremoto da semana passada já ultrapassou 41.000, mas um punhado de pessoas ainda está sendo resgatado dos escombros.

Na quarta-feira, duas mulheres foram retiradas dos escombros na cidade de Kahramanmaras, no sul da Turquia, e uma mãe e dois filhos foram resgatados em Antakya, nove dias após o terremoto. O resgate em Antakya ocorreu 228 horas após o terremoto, informou a agência de notícias estatal Anadolu.

Milhões de pessoas que sobreviveram ao terremoto precisam de ajuda humanitária, dizem as autoridades, com muitos sobreviventes desabrigados em temperaturas de inverno quase congelantes. Os resgates agora são poucos e distantes entre si.

Com grande parte da infra-estrutura de saneamento da região danificada ou inoperante pelos terremotos, as autoridades de saúde enfrentam uma tarefa assustadora ao tentar garantir que as pessoas permaneçam livres de doenças.

Mirjana Spoljaric Egger, presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, disse que as pessoas na Síria devastada pela guerra também enfrentam novos desafios.

Depois de visitar a Síria nos últimos dias, ela disse em um comunicado: “Por mais de uma década, as pessoas na Síria experimentaram a devastação do conflito armado. Quando o terremoto de 6 de fevereiro atingiu a região, as comunidades sofreram níveis dramáticos de devastação, independentemente do lado da linha de frente em que estivessem. Família e amigos foram mortos, casas foram destruídas e pessoas foram deslocadas novamente. Cuidados médicos, água potável segura e fontes confiáveis ​​de abastecimento de alimentos tornaram-se imediatamente cruciais para a sobrevivência.”

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse na terça-feira que 35.418 pessoas morreram no terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a cidade de Kahramanmaras, no sudeste do país, em 6 de fevereiro, tornando-o o terremoto mais mortal da história da Turquia.

O terremoto, que Erdogan chamou de “o desastre do século”, destruiu dezenas de milhares de prédios e tornou um número igual inabitável, deixando dezenas de residentes sem abrigo contra as duras temperaturas do inverno. As autoridades prenderam vários empreiteiros de construção e os acusaram de violar os códigos de construção da Turquia.

 

Número de mortos na Turquia e na Síria por terremoto chega a 41.000


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: