[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Maioria dos deputados é favorável à autonomia do Banco Central, diz Lira

Maioria dos deputados é favorável à autonomia do Banco Central, diz Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avalia que a proposta que revoga a autonomia do Banco Central (BC) não deve ser aprovada pelo Plenário. Lira disse que a maioria dos parlamentares com quem tem conversado é contrária à revisão da regra. Segundo o presidente da Câmara, a medida é uma marca mundial, e o Brasil precisa se inserir nesse contexto. O presidente participou da Feira Agropecuária Show Rural em Cascavel (PR) nesta quinta-feira. “Tecnicamente o Banco Central independente foi o modelo escolhido pelo Congresso”, afirmou Lira ao discursar no evento.

A lei que define mandatos não coincidentes do presidente e dos diretores do BC com o do presidente da República tem sido questionada pela bancada governista (Lei Complementar 179/21). O líder do Psol, deputado Guilherme Boulos (SP), e 11 deputados, apresentaram proposta neste sentido nesta semana (PLP 19/23). Membros do governo têm criticado o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, por não rever a taxa de juros.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também defendeu na noite desta quarta-feira (8) a autonomia do Banco Central. Ele lembrou que o projeto que trata do tema foi aprovado no Senado e na Câmara, sancionado e depois confirmado no Supremo Tribunal Federal (STF). Para Pacheco, essa condição pode ser entendida como um avanço para o país. <span title=”ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AMaioria+dos+deputados+%C3%A9+favor%C3%A1vel+%C3%A0+autonomia+do+Banco+Central%2C+diz+Lira&rft.au=&rft.btitle=Pacheco+defende+autonomia+do+BC+e+di%C3%A1logo+para+lidar+com+juros&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local ‘input’ (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=Ag%C3%AAncia+Senado&rft_id=https%3A%2F%2Fwww12.senado.leg.br%2Fnoticias%2Fmaterias%2F2023%2F02%2F08%2Fpacheco-defende-independencia-do-banco-central&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook” class=”Z3988″> 

<!–esi –>

Maioria dos deputados é favorável à autonomia do Banco Central, diz Lira


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: