Índia lança três satélites para órbita terrestre baixa

Índia lança três satélites para órbita terrestre baixa

SSLV-D2
Imagem: ISRO.

 

Na sexta-feira, a agência espacial da Índia, a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO), realizou o segundo voo de teste do SSLV-D2, com três satélites a bordo.

O lançamento ocorreu às 9h18, horário padrão indiano (3h48 UTC), da primeira plataforma de lançamento do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, estado de Andhra Pradesh.

Após um voo de 15 minutos, todos os três satélites estavam em uma órbita de 450 quilômetros (279,6 milhas): o satélite de observação EOS-07, pesando 156,3 kg; o Janus-1, pesando 10,2 kg; e o AzaadiSAT-2, construído por 750 alunas e pesando 8,8 kg.

A ISRO anunciou o sucesso do voo em um tweet: “A missão SSLV-D2/EOS-07 é [sic] realizada com sucesso. SSLV-D2 colocou EOS-07, Janus-1 e AzaadiSAT-2 em suas órbitas pretendidas.”

O primeiro voo de teste do SSLV em 7 de agosto terminou em fracasso quando, ejetando seus ocupantes conforme planejado, o veículo os impulsionou para uma órbita instável e eles não conseguiram reunir velocidade para permanecer na trajetória.

O Times of India afirmou que os projetistas do foguete pretendem fornecer acesso ao espaço de baixo custo, rápido, adaptável a muitos projetos de satélites e que exige infraestrutura mínima de lançamento.

Índia lança três satélites para órbita terrestre baixa


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: