[wpdts-date-time]

[spt-posts-ticker]

Colômbia e Panamá concordam em ampliar operações contra o crime na selva de Darién

Colômbia e Panamá concordam em ampliar operações contra o crime na selva de Darién

 

A Colômbia e o Panamá concordaram na terça-feira em aumentar as operações militares conjuntas na região da selva de Darien para combater o narcotráfico, a mineração ilegal e a migração irregular.

Atravessar o desfiladeiro de Darién que liga a Colômbia ao Panamá tornou-se uma rota popular para os Estados Unidos nos últimos anos para milhares de migrantes, que muitas vezes precisam enfrentar grupos armados.

Autoridades militares, funcionários do governo e diplomatas dos dois países concordaram em intensificar as operações durante a reunião da terça-feira.

“Temos que enfrentar a criminalidade do Clã del Golfo. Fortalecer a inteligência e poder identificar grandes organizações que possam ser aliadas do Clã del Golfo ou realizar atividades criminosas de forma independente é uma questão fundamental”, disse o ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez.

O acordo inclui a construção de um posto de observação compartilhado na província de Chocó, na Colômbia, bem como uma base militar em Sapzurro, cidade colombiana próxima à fronteira entre os dois países, informou o Ministério da Defesa da Colômbia.

O governo dos Estados Unidos também estuda a possibilidade de instalar um radar marítimo na região, segundo o comunicado.

Um recorde de 248.283 migrantes, a maioria venezuelanos, chegaram ao Panamá em 2022 depois de cruzar a perigosa selva de Darien. Lá correm o risco de serem usados ​​por grupos armados para transportar drogas, enquanto as mulheres correm o risco de abuso sexual, segundo fontes de segurança.

O ministro da Segurança Pública, Juan M. Pino, apresentou na quarta-feira os números mais recentes sobre a passagem de migrantes pelo Panamá, país que classificou como “trânsito” onde o fluxo migratório não para.

“O ministro da Segurança Pública, Juan M. Pino, afirmou que mais de 37.000 migrantes passaram pela selva de Darién. Os cidadãos mais frequentes são do Haiti 14.086, Equador 9.536 e Venezuela 5.014”, diz o tweet.

A reunião desta terça-feira contou com a presença do ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Álvaro Leyva, e de sua contraparte panamenha, Janaina Tewaney Mencomo, além de altos funcionários das embaixadas dos Estados Unidos em ambos os países.

 

Colômbia e Panamá concordam em ampliar operações contra o crime na selva de Darién


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: